Vem chuva nesta semana?

07/01/2017 às 08:31
por César Soares

Oferecimento
Veja como fica o tempo a partir do dia 08/01

O ano de 2017 começou com baixos volumes de chuva sobre praticamente todo o Brasil. No mapa de anomalia de chuva para o mês de janeiro, que é a diferença entre a chuva registrada e a média que normalmente ocorre na região, podemos ver o predomínio de tons laranja que indicam até 200mm abaixo da média regional. A área na qual esta diferença é mais gritante é sobre a região Centro-Oeste do país, mas isso não significa que esta foi a Região do Brasil em que menos choveu nesta primeira semana do ano.

 

 

No mapa de acumulado de chuva é possível ver que a área sem chuva predomina sobre a Região Nordeste, acontece que nessa área os volumes acumulados de chuva são mais baixos mesmo nesta época do ano, o que justifica os tons em laranja claro no mapa de anomalia de chuva.

 

 

Essa situação de pouca chuva estava associada a uma condição meteorológica que já se estendia desde o fim do ano de 2016. Um bloqueio atmosférico era proporcionado pela presença da Alta Subtropical do Atlântico Sul (ASAS).  Mesmo assim, a chuva se espalhou por diversas áreas do Brasil por conta do forte calor e circulação de umidade vinda de norte.

 

O que esperar da chuva na próxima semana?

As previsões da Climatempo indicam a presença de mais chuva para o centro-sul do Brasil a partir do dia 08 de janeiro. Isso porquê não estaremos mais sob influência do bloqueio atmosférico, com isso as frentes frias e sistemas de baixa pressão atmosférica conseguem fluir mais livremente sobre o Oceano Atlântico Sul e favorecem a organização de áreas de instabilidade.

 

Clique e veja a tendência de chuva para todo o Brasil