Chuva para o ES, norte de MG e BA

10/01/2017 às 16:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sem ZCAS, mas com ASAS enfraquecida

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) são dois sistemas meteorológicos típicos do verão. Eles são responsáveis por uma grande porção do volume de chuva que ocorre durante um ano na maioria das áreas do Norte, do Nordeste, do Centro-Oeste e do Sudeste. A ZCAS traz a chuva volumosa especialmente para o Sudeste e para o Centro-Oeste.

Quando ZCAS está atuando temos pelo menos quatro dias de chuva generalizada e frequente. É como se uma enorme massa de nuvens ficasse parada sobre o um lugar provocando chuva contínua. As nuvens de uma ZCAS não são necessariamente com raios.

 

Alerta contra dengue, chikungunya e zika aumenta com a chegada do verão

 

Contrariando a previsão climática inicial da Climatempo, não há expectativa de que uma ZCAS se forme sobre o Brasil ainda na primeira quinzena de janeiro de 2017. Mas o enfraquecimento do sistema de alta pressão ASAS (Alta Subtropical do Atlântico Sul) vai permitir que nos próximos dias as nuvens de chuva voltem a se formar também em áreas estão secas desde o inicio deste verão (21/12/2016), como o Espírito Santo, o norte de Minas Gerais, a Bahia e o Distrito Federal.

 

Saiba a diferença entre ZCAS e ZCIT

 

 

As frentes frias que avançam pelo litoral do Sul do Brasil continuam com massas polares muito fracas pelo menos por mais 10 ou 15 dias.

 

A meteorologista Josélia Pegorim mostra como será a chuva no Brasil nos próximos dias.