Temporais no RS

10/01/2017 às 03:09
por Valdir Herrmann

Atualizado 10/01/2017 às 05:50

Oferecimento
Madrugada com chuva forte e raios em Porto Alegre

Áreas de instabilidade associadas a aproximação de uma frente fria e também ao tempo abafado e úmido já influenciam a Grande Porto Alegre nesta madrugada de terça-feira. A chuva veio com força para a região metropolitana, com muitas descargas elétricas inclusive na capital. As áreas da Campanha, do centro e do oeste também estão sob influência de tempestades, com muitos raios. Em Encruzilhada do Sul, o volume de chuva desde o começo da madrugada até às 3h já chega a 30 mm, conforme dados do CEMADEM (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais). Em Alvorada, na região metropolitana, entre 2h30 e 3h choveu em torno de 20 mm, também conforme o CEMADEM.

Já na fronteira oeste, os ventos foram intensos no começo da madrugada e chegaram a 68 km/h em Uruguaiana, conforme dados do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia).

 

Vale do Taquari com muita chuva: segundo dados do CEMADEM, em Lajeado a chuva já acumulou quase 50 mm desde às 3h da madrugada. Em Teutônia e em Cruzeiro do Sul, o acumulado já chega a 40 mm também desde às 3h.

 

A previsão para esta terça-feira é de tempo instável em todas as áreas gaúchas. A frente fria gradativamente irá avançar sobre o litoral e junto com o tempo abafado e úmido, a instabilidade fica bastante ativa e os temporais persistem em grande parte do Estado, inclusive em Porto Alegre.

A partir de amanhã (quarta-feira), o sistema frontal já vai ter se afastado do Estado e o tempo já começa a ficar mais aberto no sul e no leste. Nas outras áreas ainda ocorrem pancadas de chuva, porém de forma mais isolada e não há mais risco para temporais.

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%