Mais chuva para o Sudeste?

13/01/2017 às 13:02
por Angela Ruiz

Atualizado 13/01/2017 às 13:04

Oferecimento
Saiba como fica o tempo no fim de semana

A frente fria se afasta para alto-mar nesta sexta-feira (13), mas as áreas de instabilidade vão permanecer espalhadas sobre a Região Sudeste. A Climatempo alerta para chuva forte em diversas áreas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A maior chance de temporal fica concentrada nas cidades de Vitória, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

 

Conheça o sistema de monitoramento de tempestades  

 

No fim de semana, as áreas de instabilidade continuam ativas sobre quase todo o Sudeste do Brasil. Com o ar quente, úmido e abafado as pancadas de chuva voltam a ocorrer especialmente à tarde e à noite em todos os estados. A temperatura volta a subir em todo o Sudeste e o fim de semana será quente.

 

Apesar da nebulosidade alta e do mormaço vai dar praia no litoral do Rio De Janeiro e também  na faixa litorânea de São Paulo. Nas praias capixabas, é que o tempo fica mais instável sujeito a chuvas fortes.  

 

No sábado (14), a chuva fica mais concentrada em Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro. A região norte fluminense, Grande Belo Horizonte, noroeste de Minas e o Espírito Santo tem predomínio de muita nebulosidade intercalando períodos de sol e chuva a qualquer hora. Alerta para o risco de temporal no centro-sul do Espírito Santo, todo estado mineiro e fluminense. Não dá para descartar o risco de chuva forte no norte paulista.

 

No domingo (15), o Rio de Janeiro, Grande Belo Horizonte e o centro-sul do Espírito Santo continuam com o predomínio de mais nebulosidade. Não é um tempo completamente fechado porque ocorrem aberturas de sol ao longo do dia, mas pode chover a qualquer hora e não dá para descartar que em alguns momentos essa chuva caía com forte intensidade.  

 

Temporal em Belo Horizonte e em Vitória

Nuvens muito carregadas cresceram sobre a Grande Belo Horizonte e a Grande Vitória na tarde e noite desta quinta-feira e provocaram temporais. Em Vitória, capital do Espírito Santo, foi a primeira chuva do ano e a primeira chuva forte em quase um mês. A última vez que havia chovido forte sobre a capital capixaba foi entre 15 e 19 de dezembro de 2016.

Em apenas 1 hora, entre 20h e 21h, choveu 27,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Belo Horizonte teve mais um temporal no fim da tarde e início da noite desta quinta-feira, 12 de janeiro, que deixou ruas alagadas e carros debaixo d´água. Entre 20h e 21h choveu cerca de 21h na Pampulha, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Mas o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou cerca de 54 mm em outro ponto desta mesma região da capital mineira. Várias áreas da Grande elo Horizonte e da Grande Vitória tiveram chuva forte.

 

O Inmet – instituto Nacional de Meteorologia registrou em Saquarema, Rio de Janeiro um acumulado de 110,6 milímetros de chuva entre 10 horas da manhã do dia 12/01 e 10 horas do dia 13/01. Um volume bem alto para o período.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

26°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

28°
max

0mm / 0%