Sul com grande risco de temporais

16/01/2017 às 11:30
por Maria Clara Machado

Atualizado 16/01/2017 às 11:34

Oferecimento
Veja a previsão para os três estados

Grandes áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul já provocaram chuva forte sobre o interior gaúcho desde a madrugada. Diversos municípios do centro-oeste do estado, como o caso de Uruguaiana, tiveram chuva entre a madrugada e a manhã desta segunda-feira (16). O risco de temporais é alto por todo o estado. A tendência é que essas instabilidades avancem para outras áreas do Rio Grande do Sul durante o dia, inclusive para a Grande Porto Alegre e há previsão de mais chuva, com potencial para temporais.  


Entre às 10 horas de domingo (15) e às 10 horas desta segunda-feira o acumulado de chuva chegou a 61,4 mm em Vicente do Sul, aos 44 mm em Santiago e aos 40 mm em São Luiz Gonzaga, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).  


Cavado aumenta o risco de temporais 

Um sistema de baixa pressão atmosférica entre a Argentina e o Uruguai ajuda a formar essas áreas de instabilidade, mas é a circulação dos ventos em médios níveis da atmosfera, que vai manter essa condição para temporais nas próximas 48 horas.

"Tecnicamente é um grande cavado, que estará passando pelo Sul entre esta segunda e a terça-feira (17). Por isso, há previsão de chuva forte com grandes volumes para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Só na noite de terça, o cavado vai estar no oceano e aí a chuva começa a diminuir", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

SMAC - Receba alerta de raios no seu celular

Hoje o sol e o calor ainda predominam sobre Santa Catarina e o Paraná, mas a partir da tarde há risco de temporais localizados. Na terça, a possibilidade de chuva forte aumenta sobre os dois estados com a influência do cavado. Os temporais poderão atingir mais áreas de Santa Catarina e do Paraná.


No Rio Grande do Sul ainda chove nesta terça especialmente no leste e norte do estado. Na parte centro-oeste do estado, a chuva já tende a diminuir. 
 

Veja no AgroclimaTaxa de evapotranspiração sobe nas lavouras

 

CIDADES RELACIONADAS

São Luiz - RR

23°
min

36°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS


min

16°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Crescente
    19/07
  • Cheia
    27/07
  • Minguante
    06/07
  • Nova
    12/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03