Vitória tem terceiro janeiro mais seco em 10 anos

23/01/2017 às 20:44
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Qual a chance de chover forte até o fim do mês?

O estado do Espírito Santo, as regiões mineiras do Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha foram as que receberam menos chuva em janeiro até agora e são as regiões onde a chance de chover vai continuar muito baixa até o fim do mês e no começo de fevereiro.

 

O mapa mostra quanto choveu no Sudeste até o dia 22 de janeiro. No Espírito Santo, os maiores volumes ocorreram no sul do estado, mas em geral não passaram dos 70 mm. Em pequenas áreas na divisa com Minas Gerais e em algumas áreas ao sul do Vale do Rio Doce choveu de 70 a 100 mm. Mas na região do Vale do Jequitinhonha e na maioria das áreas capixabas, a chuva acumulado em 22 dias não passa dos 50 mm e em vários locais do Jequitinhonha e do norte capixaba nem choveu este mês ainda!

 

 

 

Janeiro seco em Vitória

 Em Vitória, a capital do Espírito Santo, a falta de chuva em janeiro de 2017 é gritante e fez levantar a sombra do racionamento de água.

Os números são de fato sombrios. Em 10 anos, janeiro de 2017 é o terceiro janeiro mais seco em Vitória abaixo apenas de janeiro de 2015, quando simplesmente não choveu, e de janeiro de 2010, quando o acumulado no fim do mês foi de apenas 15,6mm!

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, em 23 dias choveu minguados 20,4 mm, total que está 86% abaixo da média histórica para este mês que é de aproximadamente 143,0 mm.

Não chover em janeiro em Vitória significa não ter a chuva do terceiro mês com maior média de chuva na escala anual. É faltar chuva na época que deveria chover.

 

 

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

Belo Horizonte

Em 23 dias, Belo Horizonte, a capital de Minas Gerais acumulou 103,8 mm de chuva, o que corresponde a apenas 28% da média de chuva normal para o mês, que é de aproximadamente 275 mm. Tecnicamente é uma média alta e significa que normalmente janeiro é um mês de muita chuva na região de Belo Horizonte. Na escala anual, janeiro tem a segunda maior média de chuva perdendo apenas para dezembro

Computada a chuva de 23 dias, janeiro de 2017 está sendo o quarto janeiro em que choveu menos de 200 mm em 10 anos, desde 2007.

 

 

Qual a chance de voltar a chover ainda este mês?

Algumas pancadas de chuva são esperadas para esta última semana de janeiro na região da Grande Belo Horizonte, na porção sul do Vale do Rio Doce e no sul do Espírito Santo. Pode até chover forte, mas em pequenas áreas.

A chance de chover na Grande Vitória e no centro-norte do Espírito Santo e no Vale do Jequitinhonha é ainda mais remota.

 

 

O calor persiste e chance de chover forte e de forma frequente e volumosa, para mudar o quadro de seca atual é remota. A chance de chover também é baixa para o norte do estado do Rio De Janeiro. Porém, áreas do sul do Rio de Janeiro, a divisa de São Paulo com Minas Gerais terão muita chuva na última semana do mês.

 

Confira a previsão para a Região Sudeste até o fim da semana.

 

ASAS volta forte

Até o fim de janeiro, não há expectativa de que nenhuma frente fria chegue ao Espírito Santo para estimular instabilidade.

As condições atmosféricas esperadas para os próximos dias vão atuar fortemente contra a chuva. O sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul volta avançar com força sobre o Brasil e sua maior influência será justamente sobre o Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais, região onde estão o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha.

Como todo sistema de alta pressão atmosférica, a ASAS reduz a umidade no ar. Com o ar mais seco, a quantidade e o tamanho das nuvens diminuem, o que reduz a chance de chover.

 

Entenda como funcionam as altas e as baixas pressões na atmosfera

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre atuação da ASAS no Sudeste

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

23°
min

29°
max

20mm / 67%