Campo Grande (MS) tem menor temperatura do ano

27/01/2017 às 11:44
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sul de MS registra menos de 15°C

A madrugada de 27 de janeiro foi a mais fresca do ano até agora em Campo Grande , capital de Mato Grosso do Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 18,0°C. O recorde anterior era de 18,9°C no dia 22 de janeiro.

 

Temperatura amena também no sul de MS

O centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul sentiram uma queda da temperatura acentuada na madrugada desta sexta-feira. Temperaturas abaixo de 17°C foram registradas em vários locais do sul do estado. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura no estado foi de 14,7°C em Amambai. Bela Vista registrou mínima de 14,9°C e Ponta Porã teve mínima de 15,1°C. Dourados teve temperatura mínima de 16,0°C e em Juti, a mínima foi de 16,7°C.

 

A entrada de uma massa de ar seco pelo oeste e sul de Mato Grosso do Sul reduziu a nebulosidade na madrugada. A falta de nuvens acentuou a perda de calor (perda radiativa) fazendo com que o ar se resfriasse mais.

 

Entenda a perda radiativa e porque as noites sem nuvens são mais frescas

 

Em geral, noites com pouca ou nenhuma nebulosidade têm naturalmente temperaturas menores do que noites com muitas nuvens ou céu nublado. A cobertura de nuvens funciona como um cobertor que ajuda a reter o calor e evita o resfriamento acentuado do ar.

Sem as nuvens à noite, o calor que foi acumulado durante o dia com a presença do sol e perdido rapidamente para o espaço. Isto é chamado de perda radiativa.

 

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

14°
min

28°
max

0mm / 0%