Menos de 10°C no Sul do Brasil

27/01/2017 às 11:03
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco reduz a temperatura no Sul

Menos de 10°C

Temperaturas abaixo dos 10°C foram registradas na madrugada desta sexta-feira, 27 de janeiro, nos três estados da Região Sul. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 9,5°C em General Carneiro, no sul do Paraná, 8,9°C em Bom Jardim da Serra (Morro da Igreja), na região serrana de Santa Catarina e 9,4°C em São José dos Ausentes, na serra do Rio Grande do Sul.

O EPGRI-CIRAM*, órgão de monitoramento meteorológico, agrícola e de recursos ambientais do governo de Santa Catarina, registrou 8,4°C em Urupema e 8,8°C em Urubici.

 

Ar seco

Uma fraca massa de ar de origem polar passa pelo leste da Argentina e Uruguai nesta sexta-feira, mas sua influência sobre o Sul do Brasil é muito pequena. A queda acentuada da temperatura está mais relacionada com a falta de nebulosidade durante a madrugada desta sexta-feira em grande parte do Sul do Brasil.

 

Confira a previsão para a Região Sul do Brasil

 

A presença de uma área de baixa pressão atmosférica no mar, entre o litoral do Rio Grande do Sul e do Uruguai está ajudando a retirar a umidade do interior do continente. A baixa pressão puxa o fluxo de ar úmido para o seu centro e por compensação, o ar fica seco no interior do continente.

 

Entenda porque as noites sem nuvens são mais frias

 

A imagem de satélite colorizada, do Instituto Nacional de Meteorologia, mostra como estava a distribuição de umidade nas camadas mais elevadas da atmosfera às 9h45, hora de Brasília (11h45 UTC) de 27 de janeiro de 2017. O tom de azul escuro que predomina sobre o interior da Região Sul representa o ar seco que se estende pelo Paraguai, sul e oeste de Mato Grosso do Sul. O ar seco reduz as condições para chuva.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

26°
max

20mm / 67%