Chuva muito volumosa no Pará

30/01/2017 às 11:50
por Maria Clara Machado

Atualizado 30/01/2017 às 21:45

Oferecimento
Belém bateu recorde de calor nesta segunda

Recorde de calor em Belém

A tarde de 30 de janeiro foi a mais quente de 2017 até agora em Belém, capital do Pará, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. A temperatura máxima foi de 34,3°C. O recorde anterior era de 33,7°C, no dia 6 de janeiro.

 

Tempo instável

A semana começou muito instável e com chuva volumosa entre o Amapá, Pará e o Tocantins, no Norte do Brasil. A aproximação da Zona de Convergência Intertropical, a ZCIT, ajuda na formação de grandes áreas de instabilidade.

A nebulosidade se espalha por praticamente toda a Região Norte nesta segunda-feira (30) e o tempo continua instável, favorável à várias pancadas de chuva com raios.

 

No período de 24 horas, entre às 10 horas de domingo (29) e às 10 horas desta segunda choveu 158,8 mm em Medicilândia, no norte do Pará. Foi o maior volume de chuva do Brasil nesse intervalo de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O município de Placas (PA) acumulou 60,2 mm, Oiapoque (AP) 57,8 mm e Palmas (TO) também teve chuva forte com 38 mm acumulados.    

Janeiro vai terminar com chuva acima da média em algumas capitais

O mês ainda não acabou, mas já para ter uma ideia da grande quantidade de chuva que caiu sobre algumas capitais. Palmas (TO), Belém (PA) e Manaus (AM) já receberam chuva muito acima da média histórica. 

Com a chuva do fim de semana, Palmas acumula um total aproximado de 382 mm, ou 55% acima da média de janeiro, que é de cerca de 245mm. 

Belém registra até agora 531,5 mm de chuva. O volume está 45% acima da média mensal, que é de 366 mm. Outro destaque é Manaus, com acumulado desde o início do mês de 328 mm, ou 26% acima da média


Fevereiro começa com mais chuva 

A tendência para este final de janeiro e começo de fevereiro é de mais chuva sobre os estados do Norte. A presença da ZCIT próxima a costa do Brasil, além do calor e a alta umidade do ar, favorecem a ocorrência de pancadas de chuva frequentes e volumosas. O Pará, o Amapá, o Amazonas, até o Tocantins e o estado de Rondônia podem esperar por bastante chuva nos primeiros dias do mês de fevereiro.  


Veja no Agroclima: Lavouras têm bom desenvolvimento pelo Brasil  

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

30°
max

30mm / 90%

Palmas - TO

24°
min

33°
max

20mm / 83%