ZCIT atua no Norte

31/01/2017 às 12:58
por Angela Ruiz

Oferecimento
Atenção para o alerta de chuva volumosa

Áreas de instabilidade formadas pela ZCIT - Zona de Convergência Intertropical ajudou a formar nuvens pesadas de chuva sobre o leste do Amapá e provocam muita chuva. De acordo com dados da estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Tartarugalzinho, no Amapá, do dia 01 até às 10 horas da manhã de hoje (31), horário de Brasília, choveu aproximadamente 100mm. Em Soure, litoral do Pará, no mesmo período, choveu aproximadamente 450mm. A situação é de alerta porque a chuva vai continuar persistente, principalmente nestas localidades, segundo os meteorologistas da Climatempo.

 

Entenda a diferença entre ZCIT e ZACS 

 

Por todo o Amazonas, Acre, Rondônia, Roraima, as áreas de instabilidade continuam bastante ativas e ajudam a espalhar as nuvens carregadas que provocam chuva a qualquer hora do dia, por vezes fortes. Para se ter uma ideia, nesta terça-feira (31), em uma hora choveu muito em Manaus. Segundo o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 e 10 horas, horário de Brasília, o órgão registrou 30,4 mm de chuva. Do dia 01 até às 10 horas da manhã de hoje (31), o acumulado do mês é de aproximadamente 360mm.

 

 

Belém, Manaus e Palmas terminam o mês com chuva acima da média 

 

 

Fevereiro vai começar com bastante chuva no leste do Amapá e norte do Pará. Nestas áreas a influência da ZCIT – Zona de Convergência do Atlântico Sul, mantem o alerta para o risco de chuva forte e volumosa.

Para os próximos dias vários fatores meteorológicos vão favorecer a permanência das grandes nuvens carregadas que já estão sobre a Região Norte. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e em alguns momentos pode ser fortes e em outras localidades pode vir acompanhada de descargas elétricas.

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta no vídeo abaixo a presença da ZCIT na costa norte do Brasil. Assista:

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - AL

23°
min

29°
max

0mm / 0%

Palmas - TO

23°
min

30°
max

29mm / 90%

FASES DA LUA

  • Nova
    15/02
  • Crescente
    23/02
  • Cheia
    31/01
  • Minguante
    07/02

ESTAÇÕES DO ANO

  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09