Chuva forte no RJ

03/02/2017 às 04:20
por Valdir Herrmann

Atualizado 03/02/2017 às 18:53

Oferecimento
Nuvens muito carregadas no noroeste do estado

Chove forte neste início de noite em várias áreas do estado do Rio. Confira valores registrados pelo

CEMADEN, entre 17h40 e 18h40:

30 mm em Duas Barras (Distrito de Monnerat), 24 mm em Cantagalo (Boa Sorte), 19 mm em Cordeiro(Jardim Alah), 17h mm em Teresópolis (estrada Teresópolis/Nova Friburgo), 15 mm em Nova Friburgo (Vila Nova)

A imagem de satélite das 18h00 (Brasília, 20:00Z ou UTC) mostra nuvens muito carregadas (manchas vermelhas) no noroeste fluminense. No decorrer da noite, a chuva cai forte em áreas da serra, norte e noroeste. Pode chover na capital também, mas não de forma generalizada.

 

 

Região de Petrópolis teve menor temperatura e maior chuva no BR

A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia no Pico de Couto, em Petrópolis, registrou a menor temperatura e o maior volume de chuva no Brasil entre 10h do dia 2 e 10h do dia 3 de fevereiro.

A chuva volumosa derrubou a temperatura. Segundo o INMET, a temperatura mínima no Pico do Couto foi de 13,2°C. O volume de chuva neste período foi de 101,8 mm.

 

Acompanhe a chuva no RJ pelo Radar RJ

 

As áreas de instabilidade que estão espalhadas por todo o Sudeste se intensificam no decorrer do dia e vai chover mais na tarde e noite desta sexta-feira. Pode chover forte novamente na Região Serrana e na Baixada Fluminense elevando o nível dos rios.

 

 

 

Áreas de instabilidade associadas ao ar abafado e úmido se formaram sobre o Rio De Janeiro na noite desta quinta-feira e provocaram grandes volumes de chuva principalmente na região serrana.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), em Petrópolis, o acumulado de chuva chegou a 132 mm na região da Estação meteorológica Araras 2 entre 21h da quinta-feira e 2h desta madrugada de sexta-feira. Em Teresópolis, entre às 21h da quinta-feira e 1h da madrugada da sexta-feira, o CEMADEN registrou em torno de 61 mm. Em Magé, o acumulado de chuva entre 19h e à meia-noite chegou a 85 mm, segundo o CEMADEN e em Nova Iguaçu a 77 mm também neste período.

Já o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), registrou 100,4 mm em Petrópolis entre às 21h da quinta-feira e 1h da madrugada da sexta-feira. O mesmo Instituto durante esse período registrou em torno de 48 mm em Teresópolis, também na região serrana do Rio de Janeiro.

E a previsão é para mais chuva ao longo desta sexta-feira e a Climatempo alerta para o risco de alagamentos e deslizamento de encostas.

Veja mais detalhes na matéria da Josélia Pegorim.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

5mm / 90%