Fim de semana com chuva em MG, RJ e ES

03/02/2017 às 21:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/02/2017 às 23:13

Oferecimento
Há risco de temporais

Nuvens muito carregadas voltaram a se formar sobre os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

O Instituto Nacional de Meteorologia  registrou 64 mm de chuva acumulada entre 20h e 21h desta sexta-feira em Aimorés, no Vale do Rio Doce, no leste de Minas Gerais

A noite da sexta-feira foi com Tempestade também em Mantenópolis, no Espírito Santo. O CEMADEN registrou 52,6 mm em 1h, entre 20h20 e 21h20.

Em Aracruz choveu 40,7 mm entre 22h e 23h, segundo o CEMADEN.

 

 

As áreas de instabilidade que se espalharam sobre a Região Sudeste do Brasil vão persistir por vários dias. O primeiro fim de semana de fevereiro será marcado por nuvens carregadas e pancadas de chuva frequentes sobre o Rio de Janeiro, de Minas Gerais e Espírito Santo. Mas a população deve ficar atenta, pois há risco de temporais e chuva prolongada por várias horas, com potencial para alagamentos.

 

Confira a tendência da chuva para 15 dias no Brasil

 

Para o estado de São Paulo, a tendência é de diminuição da chuva no fim de semana. Algumas pancadas podem ser fortes à tarde e em parte da noite, mas já não chove de forma generalizada como nos últimos dias.

Nas capitais, o maior risco de chover forte é para a região de Vitória e de Belo Horizonte. A chuva deve ser generalizada. A região da cidade do Rio de Janeiro pode ter pancadas de chuva fortes no fim de semana, mas não deve chover em toda a cidade.

Pancadas de chuva fortes podem ocorrer também na Grande São Paulo, mas a chuva também não deve ser generalizada e nem prolongada.

 

A meteorologista Josélia Pegorim comenta sobre a chuva no Sudeste nos próximos dias.

 

 

 

Muita chuva na primeira quinzena de fevereiro

Fevereiro começou com uma grande mudança no tempo na Região Sudeste, com um aumento da nebulosidade e das condições de chuva sobre o centro-norte de Minas Gerais, sobre o Rio de Janeiro e sobre o Espírito Santo. Os temporais voltaram a ocorrer nos primeiros três dias do mês em regiões mineiras que estavam muito quentes e secas.

Em Belo Horizonte, o tempo chuvoso da sexta-feira, 3 de fevereiro, derrubou a temperatura e a capital mineira teve a segunda tarde mais fresca do ano, com temperatura máxima de 24,8°C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Chuvas moderadas ocorriam na tarde da sexta-feira na Grande Vitória e em áreas do sul capixaba.

O Norte do estado do Rio de Janeiro, que também passou o mês de janeiro com predomínio de tempo seco, voltou a ter muitas nuvens e as pancadas de chuva também já ocorriam na tarde da sexta-feira, 3 de fevereiro.

A Região Serrana e Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro, são outras áreas que voltaram a ter chuva muito volumosa, com acumulados de mais de 80 mm em 24 horas.

 

O mapas mostra a estimativa de chuva para 5 dias, até 8 de fevereiro na Região Sudeste. Os maiores  acumulados, que podem superar 100 mm no período de 5 dias são esperados para o Espírito Santo e centro-norte de Minas Gerais.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

29°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

14°
min

33°
max

0mm / 0%

FASES DA LUA

  • Crescente
    19/07
  • Cheia
    27/07
  • Minguante
    06/07
  • Nova
    12/07

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03