Muita chuva para o ES

05/02/2017 às 09:01
por César Soares

Oferecimento
Baixa pressão se forma na costa capixaba e traz temporais

O início do mês de fevereiro foi marcado pela presença de muita chuva sobre diversas áreas do Sudeste, inclusive sobre o estado do Espírito Santo. Essa situação ocorreu devido o transporte de umidade do mar que é favorecido pela borda de um sistema de alta pressão atmosférica com centro no oceano Atlântico Sul.

 

Centro de alta pressão com 1024hPa no domingo (05)

 

Para aqueles que achavam que a chuva passaria rápido pela região, as análises do tempo mostram o contrário. A tendência ao longo da semana é da formação de um sistema de baixa pressão atmosférica entre a costa capixaba e fluminense que vai acarretar na organização de mais nuvens carregadas sobre a região.

 

Baixa pressão em superfície entre a a costa do RJ e ES na quarta-feira (08)

 

Esse sistema de baixa pressão atmosférica se estende por todos os baixos níveis, que vão até 4 km de altura em relação a superfície. Isso faz com que o transporte de umidade para as camadas mais altas da atmosfera seja muito efetivo, ou seja, a formação e permanência dos sistemas que provocam chuva é favorecida, o que justifica os grandes volumes de chuva previstos para algumas áreas do Sudeste, principalmente no Espírito Santo.

 

 

No mapa de acumulado de chuva é possível ver que os volumes sobre o Espírito Santo ao longo dos próximos 5 dias podem alcançar os 200mm. Das áreas do Sudeste, a região do oeste de São Paulo é a que está menos sujeita à chuva ao longo desta semana.

 

Alerta para alagamentos e risco de deslizamentos

Toda a vez que temos grandes volumes de chuva acumulados é comum termos o extravasamentos de rios e alagamentos de áreas impermeabilizadas, por asfalto por exemplo. A persistência da chuva por vários dias também faz com que diversas camadas profundas do solo fiquem úmidas, o que favorece o chamado movimento de massa, ou seja, provocando deslizamentos de encostas e desabamentos.

De acordo com a previsão da Climatempo, o risco na região capixaba é elevado para tais transtornos.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%