Chuva na Grande São Paulo

06/02/2017 às 07:57
por Paula Soares

Atualizado 06/02/2017 às 14:22

Oferecimento
E com risco de temporais

Calor e chuva na Grande SP

Nuvens carregadas voltaram a se formar em áreas da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo por causa do calor e da umidade do ar elevada. Por volta das 14 horas, a temperatura variava de 29°C a 32°C em muitas áreas da capital, segundo o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura. No aeroporto de Congonhas, na zona sul, a temperatura era de 29°C.

 

Às 13h35, os radares Climatempo-USP já detectavam chuva moderada a forte na zona sul da capital, em áreas de Embu-Guaçu, de Juquitiba e de Itapecerica da Serra.

 

 

 

Calor em São Paulo

 Pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia, a tarde do domingo, 5 de fevereiro, foi a segunda mais quente do ano até agora na cidade de São Paulo. A temperatura máxima foi de 31,8°C. A maior temperatura do ano até agora foi 32,0°C no dia 29 de janeiro.

Do dia 16 de janeiro até 5 de fevereiro, a temperatura passou dos 30°C apenas neste dois dias, 29 de janeiro e ontem, 5 de fevereiro.

O que aconteceu? Foram três semanas com excesso de nuvens carregadas que provocaram muita chuva e não deram muito espaço para o sol.

 

Nesta semana ainda teremos pancadas de chuva sobre o estado de São Paulo, mas o volume será bem menor em relação à semana passada.

Uma forte massa de ar quente predomina nesta segunda-feira e as temperaturas ficam elevadas em todo o estado. A junção do calor com a alta umidade favorece as pancadas de chuva típicas de verão, que até podem vir fortes, com raios e rajadas de vento, mas não duram muito tempo.

No decorrer da tarde, as pancadas de chuva podem ocorrer em outras regiões da capital e Grande São Paulo. Pode chover forte, mas a chuva não deve persistir por muitas horas.

 

Veja como monitorar tempestades e raios com o SMAC

 

 

Acompanhe a chuva com os radares meteorológicos Climatempo USP

  

Tendência para esta semana

A semana será típica de verão. Na maior parte dos dias o sol predomina, as temperaturas ficam elevadas e chove entre a tarde e a noite. Na capital a temperatura até vai diminuir um pouco na quinta-feira, mas a sensação ainda será de abafamento.

 

Acompanhe a chuva no SE e CO na primeira quinzena de fevereiro

  

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%