Risco de chuva forte no CO

10/02/2017 às 17:13
por Angela Ruiz

Oferecimento
Brasília já acumula 70% da chuva do mês

A segunda semana de fevereiro está terminando com maior disponibilidade de umidade sobre a maior parte do Centro-Oeste do país, o que vem permitindo a formação de nuvens bastante carregadas sobre o Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.

 

Várias áreas de todos os estados registraram volumes de chuva superiores a 40 milímetros. Observe no gráfico abaixo:

 

 

Neste fim de semana, grandes áreas de instabilidade vão se formar permitindo que as pancadas de chuva aconteçam de forma frequente sobre Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso. Não dá para descartar o risco de temporais com potencial para descargas elétricas atmosféricas. 

 

Entenda porque chove muito nestes próximos dias

 

No Mato Grosso do Sul, a partir de domingo (12), as áreas de fronteira do estado com a Bolívia é que terão chuvas mais frequentes por causa da aproximação de um sistema de baixa pressão entre o norte do Paraguai e da Argentina. No sul e oeste do Mato Groso do Sul o predomínio será de muitas nuvens intercalando períodos de sol e chuva de fraca a moderada intensidade a qualquer hora do dia. As demais áreas do estado, inclusive Campo Grande terão predomínio de sol e calor com pancadas de chuva de forma isolada.

 

Distrito Federal x chuva

Fevereiro começou bem generoso em relação a chuva no Distrito Federal. De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia, em 10 dias, já foram acumulados em Brasília, cerca de 149 milímetros de chuva. Isso corresponde a quase 70% da média normal para o mês que é de aproximadamente 215 milímetros. Em janeiro, a chuva ficou 40% abaixo da média.

 

Na carona desta chuvarada, Goiânia acumulou em 10 dias de fevereiro, 100 milímetros de chuva, ou seja quase 50% da média.

 

Acompanhe a previsão para o Centro-Oeste

 

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

17°
min

30°
max

0mm / 0%

Goiânia - GO

21°
min

31°
max

5mm / 90%