Análise da chuva no BR até o fim do mês

15/02/2017 às 15:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
ASAS atua forte

Pouca chuva para o Sul e Sudeste

As projeções para os próximos 15 dias das simulações atmosféricas feitas por supercomputadores indicam uma grande redução da chuva sobre os estados do Sul, do Sudeste e em parte do Centro-Oeste e do Nordeste do Brasil.

A maior quantidade de chuva sobre o país até o fim de fevereiro será sobre os estados da Região Norte.

 

 

A diminuição da chuva no Sul e no Sudeste está relacionada com forte influência do sistema de alta pressão atmosférica ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul. A ASAS começou a se intensificar sobre estas regiões há 48 horas e vai predominar até o fim de fevereiro. A redução da chuva já é percebida em São Paulo e no Paraná.

Mas já no próximo fim de semana, 18 e 19 de fevereiro, a ASAS aumenta sua atuação pelo interior do Brasil e vai reduzir as condições para chuva também sobre o Centro-Oeste. Para o Mato Grosso, esta diminuição da chuva vem em boa hora para facilitar a colheita da soja.

No Nordeste, a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) ainda mantém chuvas frequentes no norte da Região, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão.

O período de 21 a 25 de fevereiro deve ser marcado por pouca chuva sobre a maioria das áreas di Sul, do Sudeste, do Centro-Oeste e do Nordeste. Mas nos últimos dias de fevereiro, a chuva deve voltar a aumentar no Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste.

 

 

 

 

Veja mais informações no vídeo

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%