Oferecido por
O calor intenso, sem dar trégua, já é motivo de muita reclamação pela população do Rio de Janeiro. Faz doze dias que não cai nenhuma chuva para refrescar. Desde que o sistema de alta pressão atmosférica ganhou força ao largo do Sudeste, os níveis de umidade caíram e a chuva parou na capital fluminense. As demais áreas do estado também vem registrando pouca chuva e muito localizada.
Quando volta a chuva no Rio?
Nesta quarta-feira (22) o forte calor continua em todo o estado. Há previsão de algumas pancadas de chuva em áreas do estado, mas a chance de chover ainda é baixa na região metropolitana. Ontem (21), o radar meteorológico do Alerta Rio detectou chuva em algumas localidades como Magé, São Gonçalo e Itaboraí, todas no Grande Rio. Na capital não choveu.
Chuva no Grande Rio
A partir desta quinta-feira (23) as condições do tempo começam a mudar. O sistema de alta pressão vai se afastar aos poucos da costa do Sudeste e permitir a entrada de mais umidade, favorecendo assim a volta das pancadas de chuva na cidade do Rio De Janeiro. Ao mesmo tempo uma frente fria vai passar ao largo do Rio de Janeiro nos próximos dias.
"A tendência é do aumento do calor nesta quinta e sexta-feira (24), com temperaturas perto dos 40°C, e do retorno da chuva na cidade do Rio de Janeiro. Mas, ainda será uma chuva localizada. As condições de chuva aumentam mesmo, mais generalizadas e com forte intensidade, no domingo (26) de carnaval", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp.
Pode chover nos desfiles do Grupo Especial este ano?
A resposta é sim. Os meteorologistas reforçam que a instabilidade deve aumentar bastante em todo o estado do Rio de Janeiro e na capital no domingo e na segunda-feira (27) de carnaval.
Há risco de chuva forte durante a tarde e a noite, inclusive na hora dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial, no Sambódromo do Rio, na região central da capital. Mesmo com a chuva, o ar vai ficar abafado.
O tempo não vai ficar completamente fechado e ao longo do dia vão ocorrer alguns períodos de sol. A chance é alta para várias pancadas de chuva. Além da Sapucaí, nas ruas, a expectativa é de 1,1 milhão de turistas, que vão se espalhar pelos 451 blocos carnavalescos e desfilar por todas as regiões do Rio de Janeiro.