Oferecido por
Fortes pancadas de chuva aconteceram na tarde desta quinta-feira, 23, no sul de Mato Grosso do Sul. O que chamou a atenção foram as intensas rajadas de vento.
De acordo com o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia, em Dourados, entre 13h e 14h, horário local, as rajadas alcançaram 83km/h na hora do temporal.
Em Itaquiraí, as rajadas alcançaram 75km/h entre 13h e 15h, horário local. Ventou forte também em Rio Brilhante. Entre o meio dia e 13h, as rajadas alcançaram 71km/h.
No Paraná também ocorreram tempestades no oeste e noroeste do estado. Em Icaraíma, cidade próxima da divisa com o Mato Grosso do Sul, o INMET registrou duas rajadas de vento com 89 km/h entre 15h e 17h.
Estas foram as rajadas mais intensas, mas em vários outros locais de Mato Grosso do Sul, do Paraná e de Santa Catarina os temporais desta quinta-feira provocaram rajadas de vento entre 60lm/h e 70km/h.
Na imagem de satélite, as manchas vermelhas representam as nuvens mais carregadas, com maior potencial para tempestades.
Nos próximos dias, durante todo o Carnaval, temporais podem ocorrer em vários locais especialmente do Paraná e de Mato Grosso do Sul e com rajadas de vento tão fortes como as que ocorreram nesta quinta-feira.
Veja como vai ficar o tempo no Carnaval em todo o Brasil
Estas nuvens muito carregadas se formam por causa do excesso de calor, da umidade do ar que voltou a aumentar (e vai ficar alta nos próximos dias) e da situação de circulação ciclônica de ventos que vai predominar nos próximos dias.
Na circulação ciclônica, o ar úmido e quente se movimenta no sentido horário e é forçado a se concentrar. Este ar úmido é impulsionado para níveis mais elevados da atmosfera, onde a temperatura é muito baixa, e aí ocorre a formação das nuvens e das gotas de chuva. Por isso, a circulação ciclônica é favorável ao aumento da nebulosidade e das condições para chuva.
No vídeo, você pode entender melhor estas condições que deixam o tempo mais instável no Carnaval.