Chuva forte no interior da Bahia

01/03/2017 às 12:08
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Volumes superaram 80 mm

As áreas de instabilidade ganharam força sobre o estado da Bahia e voltou a chover forte em áreas do interior e do litoral. O município de Carinhanha, no sudoeste baiano, registrou o maior volume de chuva do Brasil com acumulado de 82,8 mm, no período de 24 horas, entre às 9 horas de terça-feira (28/2) e às 9 horas desta quarta-feira (1/3), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). 


Em outras cidades da Bahia, os volumes de chuva também surpreenderam. No mesmo período, choveu 62,2 mm em Ilhéus, foi o segundo maior do Brasil; 54,6 mm em Delfino, 45,8 mm em Maraú, 42,6 mm em Pilão Arcado e 31,6 mm em Ibotirama

 

Também choveu forte no Maranhão entre a terça e esta quarta-feira. Balsas, no sul do estado, registrou 70,2 mm de chuva pelo INMET.  


Interior da Bahia, Maranhão e Piauí continuam instáveis 

A instabilidade pelo litoral da Bahia já enfraqueceu, mas nuvens carregadas ainda crescem pelo interior do estado. Há previsão de mais pancadas de chuva por diversas áreas do interior e com risco de chuva forte no decorrer desta quarta. As pancadas de chuva ainda poderão acontecer várias vezes no oeste da Bahia na quinta-feira (2). 

Especialmente o interior do Maranhão e do Piauí também vão continuar com pancadas de chuva, que podem ser fortes e pontualmente acumular grandes volumes.

Ar fica mais seco na Bahia no fim de semana

Uma nova massa de ar seco vai ganhar força sobre grande parte do estado da Bahia a partir de sexta-feira (3), reduzindo a chance de chuva. O fim de semana vai ser de tempo ensolarado, quente e seco. A mesma situação será observada em Sergipe e Alagoas.

Costa norte do Nordeste favorecida pela chuva 
A região que vai chamar a atenção pela frequência da chuva será o litoral norte do Nordeste. A costa do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e até a Paraíba (no leste), vão receber chuva de áreas de instabilidade vindas do mar. Não serão temporais e tempo fechado, mas a chuva deve acontecer várias vezes intercaladas por períodos de sol.

Confira no mapa de chuva os acumulados estimados até o dia 6 de março:  

Veja no Agroclima: Colheita da soja segue atrasada