Chuva fraca sobre a Grande SP

02/03/2017 às 23:03
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/03/2017 às 12:10

Oferecimento
Há previsão para temporais

Chuva se espalha sobre a Grande São Paulo

Áreas de chuva avançam do interior para a Grande São Paulo e a tarde desta sexta-feira começou com chuva fraca a moderada em muitos bairros das zonas norte, oeste, leste e central da cidade.

A chuva prossegue pela tarde, com períodos de melhora, mas há risco de chuva moderada a forte. Por causa da chuva e do excesso de nuvens, a temperatura não estão subindo muito. Ao meio-dia, a temperatura estava em geral entre 24°C e 25°C.

Acompanhe a chuva pelos radares Climatempo-USP

 

 

 

Tempo instável

O tempo fica ainda mais instável no estado de São Paulo nesta sexta-feira. As áreas de instabilidade que já estão sobre o estado continuam sendo alimentadas com muito ar quente e úmido que vem da Região Norte do Brasil. Isto acontece porque os ventos predominantes sobre São Paulo são do quadrante norte e que direcionam este ar úmido e quente do Norte para o centro-sul do Brasil.

 

Mais chuva nesta sexta-feira

 

Todo o estado de São Paulo tem grande quantidade de nuvens nesta sexta-feira. O sol até pode aparecer um pouco, mas na maior parte do dia será mais o mormaço do que o sol forte.

As pancadas de chuva voltam a ocorrer e podem ser fortes. Novos temporais são esperados especialmente para a tarde e noite. Há risco de temporais também na Grande São Paulo.

 

 

Tendência para o fim de semana

Para o fim de semana, a previsão ainda é de tempo instável em São Paulo, com pancadas de chuva fortes principalmente à tarde e à noite. Tanto na sexta-feira como no fim de semana, o ar fica bastante abafado e a sensação é de calor.

 

Chuva forte em parte do Sudeste

 

Grandes volumes de chuva

O aumento do fluxo de ar úmido e quente sobre o estado e a presença de circulação ciclônica (ventos no sentido horário) permitiu um grande aumento da quantidade de nuvens carregadas sobre São Paulo na quinta-feira, 2 de março. Com o calor da tarde, as áreas de instabilidade ganharam força e os temporais se espalharam pelo estado.

No começo da noite, uma forte área de chuva passou sobre a região de Campinas, depois avançou sobre a Grande São Paulo, mas a chuva forte não foi sentida em toda a região. A chuva forte avançou depois para a Baixada Santista se juntando com outras áreas de chuva forte que já estavam no litoral sul do estado.

 

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

 

 

 

A chuva caiu intensa em várias regiões do estado e grandes volumes foram registrados, superando os 100 mm em menos de 24h na região do Grande ABCD, na Grande São Paulo.

Entre 13h20 e 21h20, o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais - registrou 120,7 mm em São Bernardo do Campo (Cooperativa). É um volume extremamente elevado e que causaria grandes alagamentos na maioria das cidades. Em Diadema (Jardim Inamar) choveu 66,7 mm.

 

 

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Por causa da chuva muito volumosa, o Ribeirão dos Couros transbordou em Diadema e em São Bernardo do Campo. O Ribeirão dos Meninos transbordou em São Paulo e em Santo André.

Na cidade de São Paulo, entre 22h do dia 1 e 22h do dia 22 de março, o Centro de Gerenciamento de Emergências registrou 27,8 mm em Parelheiros, 15,8 mm em Aricanduva (Vila Formosa), 15,2 mm no Itaim Paulista, 14,8 mm na Vila Prudente e 13,0 mm no Ipiranga. Em M´Boi Mirim, no mesmo período choveu 12,6 mm, na Moóca choveu 10,4 mm e em Campo Limpo, 10,2 mm.

 

Veja a situação destes rios às 21h30 de 2/3/17, conforme informação do SAISP - Sistema de Alerta e Inundações de São Paulo.

 

 

 

Confira os maiores volumes de chuva acumulados em 6 horas pela medição do CEMADEN.

 

 

 

Chuva forte no interior

No interior de São Paulo, a chuva foi muito forte no sul do estado. Em Barra do Chapéu, na divisa com o Paraná, o CEMADEN registrou 95,6 mm entre 21h do dia 1 e 21h do dia 2 de março. Registro (Jardim Caiçara) acumulou 58,3 mm. Em Barra do Turvo, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 64,8 mm entre 16h e 20h, mas cerca de 60 mm caíram em apenas 1 hora.

A região de Jaú (Jardim Novo Horizonte) acumulou 59,8 mm.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%