Março traz mais chuva para o CE

03/03/2017 às 15:21
por Josélia Pegorim

Atualizado 03/03/2017 às 15:22

Oferecimento
Veja como será o pico da estação chuvosa

A atuação mais frequente e intensa da Zona de Convergência Intertropical desde o começo de 2017 já proporcionou chuvas fortes em vários locais do Ceará. A chuva voltou a cair em janeiro, mas veio com mais força e generalizada em fevereiro. Mesmo áreas do sertão foram beneficiadas com um pouco de chuva nos dois primeiros meses do ano.

Mas é a chuva de março que realmente conta. Março é o último mês da quadra mais chuvosa do ano especialmente no Sudeste e no Centro-Oeste, mas é também o pico do período de chuva na porção norte do Brasil, abrangendo o Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e o Rio Grande do Norte.

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

 

 

 

A deficiência de água no Ceará é muito grande. Podemos dizer que desde 2012 o período chuvoso normal, de fevereiro a maio, vem sendo ruim, com um volume de chuva abaixo da média, o que ocasionou uma deficiência severa de reserva de água nos açudes.

A sequência de vários períodos chuvosos ruins consecutivos no norte do Nordeste tem diferentes causas, mas a situação em 2017 vem se mostrando mais favorável para chuva. Março começou com chuvas fortes no Ceará, mas o que se pode dizer do restante da estação chuvosa em relação à recuperação das reservas de água?

Confira a análise do meteorologista Alexandre Nascimento

 

 

 

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo