Calorão antecede temporais no RJ

04/03/2017 às 17:24
por Aline Tochio

Oferecimento
Frente fria traz mudanças no tempo

Este ano está sendo mais quente e mais seco do que o normal no estado do Rio De Janeiro. Devido à formação de bloqueios atmosféricos, as frentes frias e as instabilidades não conseguiram avançar o se formar sobre a região, o que favoreceu a ocorrência de muitos dias ensolarados e com temperaturas altas. O dia mais quente deste ano na cidade do Rio foi no dia 15/02, quando a estação de Santa Cruz (INMET) registrou 38,8°C. Lembrando que a média para o mês é de 30,2°C (INMET).

 

Neste domingo o calor ainda é intenso em todo o estado. As temperaturas passam facilmente dos 30ºC. A sensação ainda é de bastante abafamento porque o vento vai soprar quente do interior do País em direção ao estado. Na capital, a sensação térmica pode passar de 40ºC. A circulação de ventos entre níveis baixos e médios da atmosfera e o ar quente e úmido vão favorecer a formação das nuvens carregadas, e a partir do meio da tarde há previsão de pancadas de chuva no centro-sul do estado, com risco de temporais, inclusive na capital.

 

Mas, para quem não aguenta mais o calorão, as notícias são boas. Durante a segunda-feira, uma frente fria finalmente vai conseguir avançar até o Rio de Janeiro e a semana vai começar com chuva e temperatura em declínio do estado fluminense. Por causa da influência da frente fria e da massa de ar mais frio que vem junto com ela, a semana que vem vai ser diferente no Rio, com menos calor, mais nuvens e mais chuva. Confira a projeção de chuva acumulada para os próximos cinco dias na figura abaixo.

 

 

A queda da temperatura será sentida na segunda-feira (06) em grande parte das regiões. Apenas o norte fluminense é que continua muito quente, mas a previsão é que a temperatura também caia por lá a parti de terça-feira. A imagem abaixo mostra a projeção de temperaturas máximas feito pelo modelo meteorológico MM5 para a tarde de domingo e de segunda-feira, respectivamente.

 

 

Na semana que vem, as madrugadas também serão bem mais frescas. Finalmente as temperaturas mínimas vão ficar perto de 20ºC em muitas cidades do estado. Confira a previsão de temperatura para a cidade do Rio de Janeiro.

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

34°
max

5mm / 90%