Volta a chover na Grande SP

08/03/2017 às 12:18
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/03/2017 às 14:37

Oferecimento
Confira o balanço do temporal de 7/3/17

Radares meteorológicos voltaram a detectar chuva na Grande São Paulo no começo da tarde desta quarta-feira, 8. A chuva se concentrava entre a região de Cajamar e Mariporã,  mas com moderada intensidade.

Acompanhe a chuva na Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP

 

 

 

 

 

Ainda há condições para chuva na Grande São Paulo no decorrer desta quarta-feira, mas não há expectativa de que volte a chover tão forte como nos últimos dois dias.

O ar ainda está muito úmido sobre a Grande São Paulo e a quarta-feira segue com muitas nuvens. Há previsão de chuva para a tarde e noite, porém com fraca a moderada intensidade. Não há mais risco para temporais.

 

A tendência é de diminuição da chuva nos próximos dias. Uma massa de ar seco (alta pressão) ganhou força entre o Brasil e o Paraguai e nos próximos dias vai influenciar São Paulo. A alta pressão vai reduzir a umidade no ar e a frequência das pancadas de chuva.

Até pelo menos o sábado, o estado de São Paulo sente a influência desta alta pressão. As pancadas de chuva ainda poderão ocorrer, mas em quantidade e áreas cada vez menores já partir desta quarta-feira. Várias regiões do estado podem não ter chuva até o sábado que vem.

 

Capital acumula quase 70% da chuva de março em 8 dias

Em apenas 8 dias, a cidade de São Paulo acumulou quase70% da média de chuva normal para o mês de março. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do dia 1 até 9h de 8 de março choveu 124,2 mm, que corresponde a 69% da média de chuva para este mês que é de 178,8 mm (média do período de 1943 a 2016). Entre 9h do dia 7 e 9h do dia 8 de março, o INMET registrou 43,6 mm de chuva.

Em março de 2016 choveu aproximadamente 256,6mm.

 

Curiosidade sobre a chuva de março em São Paulo

É do mês de março o recorde histórico mensal de chuva na cidade de São Paulo. Pelos registros do Instituto Nacional de Meteorologia, em março do ano de 2006, a estação meteorológica do Mirante de Santana acumulou 607,9 mm de chuva em 31 dias.

Este é o maior volume de chuva mensal já observado em São Paulo desde 1943 para todos os meses.

 

Confira quanto choveu na capital paulista entre 9h do dia 7 e 9h de 8 de março, pela medição do CGE - Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura

 

 

 

 

A tabela mostra os maiores volumes de chuva observados na Grande SP, de acordo com o CEMADEN – Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais.

 

 

 

 

Raios

Entre 15h e meia-noite do dia 7 de março, caíram 11127 raios na Grande São Paulo, de acordo com a rede de detecção de descargas elétricas EarthNetworks-Climatempo.

Apenas na capital foram 4106 raios, sendo que 715 chegaram ao solo

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%