Dias com pouca chuva no Centro-Oeste

09/03/2017 às 16:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Calor aumenta na Região

A semana vai terminando mais quente e mais seca no Centro-Oeste do Brasil. As imagens de satélite da tarde desta quinta-feira, 9 de março, mostravam que a maioria das áreas da Região Centro-Oeste estava com pouca nebulosidade e sol forte. As nuvens carregadas se concentravam em Mato Grosso, especialmente sobre o centro-norte deste estado.

Na região do Distrito Federal, onde a necessidade de água é grande e enfrenta racionamento desde meados de janeiro, o céu estava com poucas nuvens. O aeroporto de Brasília registrava 32% de umidade no ar às 15h, com 32°C de temperatura.

 

 

 

Cidades de Mato Grosso do Sul e de Goiás estavam entre as mais quentes do Brasil às 15 horas (Brasília), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Amambai (MS), a temperatura máxima até esta hora era de 36,7°C. Em Aragarças (GO), o calor chegou aos 36,8°C. Bela Vista (MS) e Maracaju (MS) registraram 36,5°C às 15h.

A redução da nebulosidade é um dos efeitos de um novo sistema de alta pressão atmosférica que ganha força entre o Paraguai e os estados brasileiros do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo. A alta pressão dificultava a formação e crescimento de grandes nuvens sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste. Além da redução da nebulosidade e da chuva, o calor aumentou.

 

Saiba mais sobre a influência deste sistema de alta pressão no Brasil nos próximos dias

 

 

 

 

Nos próximos dias, o sistema de alta pressão aumenta sua influência sobre a Região Centro-Oeste do Brasil dificultando a ocorrência de chuva generalizada sobre a Região. Pelo menos até o domingo, 12 março, as pancadas de chuva serão escassas sobre a Região e em vários locais nem vai chover. Pouca chuva é esperada paras as capitais. A população da Região Centro-Oeste vai sentir bastante calor até o domingo.

 

 

 

Aumento da chuva em MS

As condições para chuva aumentam no sul e oeste de Mato Grosso do Sul a partir da tarde do domingo por causa do deslocamento de uma nova frente fria sobre a Região Sul do Brasil. A chance de chuva será ainda maior na segunda-feira e o calor até diminui. Em Campo Grande, as condições para chuva também aumentam na segunda-feira.

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

30°
max

8mm / 67%

São Paulo - SP

16°
min

26°
max

0mm / 0%