Verão termina com frente fria no Sudeste

16/03/2017 às 15:37
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Situação de perigo no litoral paulista

Uma nova frente fria chega a São Paulo nesta sexta-feira (17) acompanhada por um ciclone extratropical em alto mar. O sistema promete uma reviravolta no tempo em muitas áreas do Sudeste nos próximos dias. O último fim de semana do verão 2017 vai ser marcado por chuvas intensas e volumosas especialmente no sul e leste de São Paulo, no sul do Rio de Janeiro e no sul de Minas Gerais. São Paulo e o Rio De Janeiro terão uma diminuição nos termômetros, serão dias menos quentes, mas não há previsão de queda acentuada nas temperaturas.  


Situação de perigo no litoral paulista

O litoral de São Paulo enfrenta novamente situação de perigo com a intensificação da chuva já manhã desta sexta-feira. O litoral sul do estado fica em alerta desde cedo e no decorrer do dia, a chuva tende a aumentar também na Baixada Santista e no litoral norte.

Municípios como Ubatuba e Caraguatatuba já sofreram com chuvas volumosas essa semana que acarretaram queda de barreiras na Rodovia dos Tamoios. "Os volumes previstos entre esta sexta-feira e o domingo vão ser muito elevados, novamente passando de 100 mm, o que vai aumentar o risco de deslizamentos de encostas", alerta a meteorologista Fabiana Weykamp. A chuva forte também terá potencial para causar alagamentos e transbordamentos. 

Veja os volumes de chuva que já caíram no litoral essa semana. 
 

Alerta para o estado de São Paulo 

Todo o estado de São Paulo vai ter uma sexta-feira abafada, com grande aumento da nebulosidade e pancadas de chuva de forte intensidade. A chuva deve vir mais generalizada entre a tarde e a noite na região da Grande São Paulo. Há risco de temporais para todas as áreas paulistas. 

No fim de semana, essa chuva se espalha e aumenta mais com o reforço de um novo sistema de baixa pressão atmosférica, que vai se formar ao largo da costa de São Paulo e do Rio de Janeiro. As chuvas mais volumosas são esperadas para o leste e sul do estado, incluindo o litoral e a Grande São Paulo.


O que muda no tempo no RJ, MG e ES?

O avanço da frente fria também vai aumentar as condições de chuva por todo o estado do Rio de Janeiro durante o fim de semana. Há previsão de chuva forte e a chuva se intensifica sobre o centro-sul fluminense, inclusive no Grande Rio, especialmente no domingo (19). 

Em Minas Gerais, as pancadas de chuva retornam por todas as áreas. No Vale do Rio Doce e no norte mineiro, a chuva será mais localizadas, porém no centro-sul do estado a chuva aumenta bastante. Entre domingo e o começo da semana que vem, Belo Horizonte pode esperar por chuvas mais volumosas. Há risco de chuva forte no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. 

No Espírito Santo, as condições de chuva também vão aumentar no sábado, principalmente no centro-sul capixaba. Porém, o maior risco de chuva forte será no começo da semana, inclusive na Grande Vitória.   


Acompanhe quais áreas terão os maiores volumes de chuva neste último fim de semana do verão 2017:

 

Veja a tendência para o Outono 2017 no Brasil 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

29°
max

20mm / 80%