Verão se despede com chuva e mar agitado em SP

17/03/2017 às 17:31
por Angela Ruiz

Oferecimento
Friozinho de Outono marca a chegada da nova estação

No último fim de semana do verão mais uma frente fria chegou a São Paulo trazendo chuva para todo o estado, principalmente para a faixa leste paulista. A chuva da primeira quinzena do mês foi muito volumosa. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, no período do dia 01 até o dia 15/03 a cidade de São Paulo acumulava 132 milímetros de chuva. A média normal de chuva para março é de aproximadamente 179 milímetros. Portanto, já choveu 73% da média do mês. E, neste fim de semana onde o verão se despede a previsão é de alerta para mais chuva em São Paulo.

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

A frente fria que chegou a São Paulo na sexta-feira (17), se afasta ao longo do sábado (18) e a presença de um cavado que é um sistema meteorológico nos níveis médios da atmosfera colabora para a formação de áreas de instabilidade sobre o estado. Por isso, o fim de semana será com tempo fechado na maior parte do sul e leste paulista. O excesso de nuvens e a entrada de um ar polar faz a temperatura cair. No sábado (18), iremos observar uma temperatura invertida. Ou seja, a temperatura mínima ocorre até o fim do dia, quando os termômetros podem chegar aos 19°C. Vale lembrar, que não é uma onda de frio. Mas, a queda de temperatura ao longo do fim de semana vai chamar a atenção dos paulistas. Os mais friorentos podem sentir a necessidade de usar um casaco mais leve.

 

Chuva volumosa o litoral de São Paulo 

A passagem de uma frente fria por São Paulo formou as nuvens carregadas que no fim da tarde de sexta-feira (17), provocou elevados volumes de chuva na Baixada Santista. Entre 16 e 17 horas, o acumulado de chuva chegou a quase 60 milímetros em São Vicente. Em Mongaguá, o acumulado foi de 43 milímetros. Em uma hora, choveu muito também, em Praia Grande e em Santos, quase 40 milímetros, respectivamente.

 

O alerta é de mais chuva volumosa na noite de sexta-feira (17), em toda a Baixada Santista. As instabilidades avançam para o litoral norte paulista. Com a chuva forte e volumosa é alto o risco de alagamentos e deslizamentos nestas áreas.

 

O último fim de semana de verão começa com uma madrugada chuvosa em todo litoral de São Paulo. Muita chuva é esperada com volumes elevados e risco de novos deslizamentos. O mar sobe e fica agitado com risco de ressaca, principalmente no domingo (19).

 

Capital, Grande SP, Vale e Alto Tietê

A madrugada e o início da manhã de sábado será com chuva grossa e persistente que enfraquece ao longo dia, mas ainda ocorre de forma frequente. No domingo, toda capital, Grande São Paulo, região do Alto Tietê e Vale do Paraíba terão um dia nublado e chuvoso com temperatura baixa.   

 

Interior Paulista

No fim de semana, pelo interior de São Paulo há previsão de pancadas de chuva que também podem fortes, embora sem expectativa de grandes volumes acumulados, como na faixa leste paulista.  

 

Friozinho de Outono marca a chegada da estação em São Paulo

Todo o estado fecha o verão com muitas nuvens, chuva e queda da temperatura. Na capital e em todo o sul e leste do estado, incluindo áreas como o litoral, Campinas, e Vale do Paraíba, a sensação térmica no domingo será de um friozinho.

 

E, este friozinho marca a chegada do Outono que começa oficialmente na manhã de segunda-feira (20), às 7h29, pelo horário de Brasília. Na cidade de São Paulo, o Clima do outono pode ser sentido já na madrugada com um amanhecer mais frio e garoa. Até agora, a menor temperatura registrada este ano na capital paulista pelo Instituto Nacional de Meteorologia ocorreu no dia 8 de março e registrou mínima de 15,6ºC, durante um forte temporal na cidade.  

 

Outono 2017: Tendência para o Sudeste do Brasil

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

27°
max

5mm / 83%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%