Mais chuva para o DF, GO e MT

21/03/2017 às 15:59
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de chuva forte

A Região Centro-Oeste vive ao mesmo tempo problemas gerados pelo excesso e pela falta da chuva. Na primeira situação está o estado de Mato Grosso, onde a chuva do verão deixou estradas intransitáveis no norte do estado, o que vem causando grandes transtornos para o escoamento da safra de soja.

Já em Goiás e no Distrito Federal, os problemas para a agricultura e no dia a dia da população são causados pela falta de chuva. A situação mais grave é a do Distrito Federal que convive com racionamento de água desde meados de janeiro.

 

Nos próximos cinco dias, as condições para chuva permanecem altas sobre o Mato Grosso, Goiás e sobre o Distrito Federal. A recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil ajudou a formar áreas de instabilidade sobre Goiás e sobre o Distrito Federal. A circulação de ventos sobre o Brasil vai ajudar a trazer o ar úmido e quente da Região Norte para o Centro-Oeste, o que vai manter as condições para a formação das nuvens carregadas.

Assim, as pancadas de chuva continuam a ocorrer e podem ser fortes. Só não deve chover nos próximos dias no sul de Mato Grosso do Sul, mas as outras regiões deste estado voltam a ter algumas pancadas de chuva. Mas a chuva mais frequente e volumosa é esperada para Mato Grosso, Goiás e para o Distrito Federal.

 

Nuvens carregadas voltaram a se formar também na região de Luziânia

 

 

 

Como será o outono de 2017 no Centro-Oeste?

 

Março com pouca chuva em Brasília

A chuva abaixo da média no verão de 2016/2017 piorou a situação de Brasília que já vinha sentindo a falta de chuva desde o verão de 2014.

Março é o fim do período chuvoso que em Brasília vai de novembro a março. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia em 21 dias março choveu cerca 75 mm, apenas 40% da média normal que é de aproximadamente 189 mm. É o pior desempenho entre as capitais do Centro-Oeste. Em Cuiabá, março já rendeu quase 181 mm de chuva, 5% acima da média. Em Campo Grande já choveu 28% acima da média em 21 dias. Em Goiânia choveu cerca 160 mm desde o início do mês e a chuva de março ainda está 23% abaixo da média normal.

 

Confira no vídeo como vai ficar a chuva até o fim de março.

 

 

 

 

O mapa mostra a estimativa da chuva para o Centro-Oeste para 5 dias, até 23 de março

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

Campo Grande - MS

25°
min

35°
max

10mm / 90%