Sul volta a ter chuva forte

22/03/2017 às 17:03
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade avançam nesta quinta

Novas áreas de instabilidade que crescem entre a Argentina e o Paraguai começam a avançar sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira (23). O tempo volta a ficar instável e pode chover forte especialmente em áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.


Novo cavado atua nas próximas 48 horas
Desta vez a chuva forte não estará relacionada a nenhuma frente fria, mas sim a atuação de um novo cavado sobre a Região Sul. "Um cavado é uma circulação ciclônica de ventos no sentido horário que força a concentração de muita umidade. Assim, os cavados facilitam a formação de nuvens carregadas que provocam chuva", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 


Esse próximo cavado não será muito intenso, mas traz chuva para Sul e há risco de temporais localizados nas próximas 48 horas. "O sistema vai passar rápido e pode provocar chuva forte em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina nesta quinta e sexta-feira (24)", avisa Pegorim. Já no Paraná, as pancadas de chuva serão mais rápidas e menos intensas. 

Nesta quinta-feira, o sol ainda vai aparecer por toda a Região Sul. Algumas áreas do litoral podem ficar com maior nebulosidade. O tempo fica instável com risco de chuva forte, principalmente a partir da tarde, por todo o centro-sul gaúcho, Grande Porto Alegre, litoral do Rio Grande do Sul e de litoral de Santa Catarina, incluindo a Grande Florianópolis


Fim de semana de sol 

No fim de semana, o cavado deixa de influenciar o Sul e o sol volta a predominar. A maioria das áreas terá sol e tempo seco, com calor no período da tarde. Já as noites ficam amenas, mas sem o frio que fez no começo da semana. 

Veja também: 
Sun dogs é visto no interior do Rio Grande do Sul 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

15°
min

19°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

13°
min

20°
max

0mm / 0%