Sudeste frio e mais seco

23/03/2017 às 11:56
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Chuva vai retornar nos próximos dias

O outono começou com a influência do ar polar sobre grande parte da Região Sudeste. Os últimos dias têm sido de madrugadas mais amenas e até frias nas regiões serranas. Com o ar também mais seco, o sol vem predominando com pouquíssima chuva na Região. Em São Paulo e em Minas Gerais, a umidade relativa do ar continua beirando os 30% no período da tarde. 


Nesta quinta-feira (23), o ar seco ainda vai impedir a chuva por quase todo o Sudeste e podemos novamente observar valores de umidade relativa do ar perto ou até abaixo dos 30%, principalmente em cidades do interior de São Paulo e da parte central e norte de Minas Gerais. 


Veja alguns valores baixos de umidade registrados na tarde de ontem:

Itapira (SP) 22%

Salinas (MG) 30%

Caldas (MG) 31%

Casa Branca (SP) 31%

Itaobim (MG) 31%


Com a relação as temperaturas mínimas, o frio aumentou na serra da Mantiqueira e na região serrana do Rio De Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou mínima hoje de 7,8°C em Campos do Jordão (SP), 8,5°C em Monte Verde (MG) 9,7°C em Maria da Fé (MG) e 9,1°C em Petrópolis-Pico do Couto (RJ).  

A cidade do Rio de Janeiro bateu novo recorde de frio, com temperatura mínima de 17°C, registrada no Alto da Boa Vista, segundo o INMET. O recorde anterior era de 17,5°C registrado na terça-feira (21).

Chuva retorna nos próximos dias 

Uma mudança no padrão de circulação dos ventos vai permitir a entrada de mais umidade em São Paulo, no sul e oeste de Minas Gerais e as pancadas de chuva retornam nesta sexta-feira (24). A chuva vai acontecer a partir da tarde, em forma de pancadas rápidas e localizadas. Não há alerta de temporais.

Durante o fim de semana a passagem de um cavado vai favorecer o aumento das pancadas de chuva por mais áreas de Minas Gerais, pelo Rio de Janeiro e depois pelo Espírito Santo. "O sol ainda vai aparecer, mas as condições para as pancadas de chuva serão maiores especialmente no início da semana que vem e pode voltar a chover forte", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp.

Veja também:
Hoje é o Dia Meteorológico Mundial. O tema deste ano é "Entendendo as nuvens". Confira!  

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Boa Vista - RR

26°
min

37°
max

0mm / 0%