Pancadas de chuva retornam ao Sudeste

24/03/2017 às 16:18
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar fica mais abafado

O primeiro fim de semana do outono no Sudeste reserva sol, temperaturas mais elevadas durante as tardes e o retorno das pancadas de chuva. Desta vez, será a passagem de um cavado nos níveis médios da atmosfera, o responsável pelo aumento da umidade e da volta da chuva em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Espírito Santo nos próximos dias. 


"Não será um fim de semana de tempo fechado com grandes temporais generalizados como no verão, mas as condições de chuva aumentam e pontualmente a chuva pode ser forte", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp. 

Vai para o Lollapalooza? Saiba tudo sobre o tempo em Interlagos nos dias do evento!

Como fica a chuva na Região?
Neste sábado (25), o sol vai aparecer e predominar por todo o Sudeste. Nas cidades do norte do Espírito Santo e de Minas Gerais, o tempo vai continuar seco, até com índices de umidade relativa do ar perto ou abaixo de 30% nas cidades mineiras.

Há previsão para o retorno das pancadas de chuva por mais áreas do estado de São Paulo, inclusive na Grande São Paulo, sobre o Rio De Janeiro, todo o centro-sul de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte, a Grande Vitória e todo o sul do Espírito Santo.

"É importante saber, que esse não é um cavado forte. Então as pancadas de chuva não serão para todos. Elas vão acontecer em poucas áreas e com curta duração, embora possam vir com raios e até forte intensidade", completa Weykamp.


No domingo (26), a sensação de abafamento durante à tarde aumenta com o afastamento da massa polar no oceano. O cavado vai influenciar principalmente Minas Gerais e o Espírito Santo, que poderão ter pancadas de chuva mais fortes.

Mais chuva no começo da semana 
A tendência para o início da semana será da intensificação da chuva sobre o Espírito Santo e áreas do leste e centro-norte de Minas Gerais. A expectativa é de volumes mais elevados para essas áreas, passando de 70 mm no acumulado até a próxima quarta-feira (29).

Confira no vídeo como o novo cavado vai influenciar o Sudeste nos próximos dias: 


Veja também:

Novo recorde de frio no Rio de Janeiro 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

33°
max

25mm / 83%

Rio de Janeiro - RJ

24°
min

36°
max

10mm / 90%