Temporal em Goiás (GO)

24/03/2017 às 16:09
por Josélia Pegorim

Atualizado 24/03/2017 às 21:33

Oferecimento
Risco de chuva forte no CO no fim de semana

Temporal em Goiás (GO)

Choveu muito na tarde da sexta-feira, 24, na região da cidade de Goiás, no estado de Goiás. Em apenas 1 hora, entre 15h e 16h, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 52,4 mm de chuva. Este é um volume de água muito elevado para um período de tempo de 1 hora.

Choveu com moderada a forte intensidade em Goiânia. O acumulado foi de 23,8 entre 13h e 15h.

 

 

 

Calor e chuva no Centro-Oeste

O primeiro fim de semana do outono Região Centro-Oeste vai ser com características do verão, com ar bastante abafado e com pancadas de chuva frequentes.

O predomínio de ar quente e úmido e a queda da pressão atmosfera entre o Paraguai e a Argentina vão facilitar a formação de nuvens carregadas sobre o Mato Grosso do Sul. Além de Mato Grosso do Sul, os estados de Mato Grosso, Goiás e o Distrito Federal também terão um fim de semana com calor e pancadas de chuva com raios.

Com o predomínio de ar quente e úmido, várias aglomerados de nuvens carregadas vão crescer em todos estados e provocar muitas pancadas de chuva. A chuva não deve ser generalizada e nem contínua por muitas horas, mas poderá ser forte em vários locais.

 

 

  

 

Temporal em Campo Grande (MS)

Nuvens carregadas cresceram sobre Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, e provocaram um temporal no começo da tarde desta sexta-feira, 24 de março.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou um acumulado de 25,8 mm de chuva em apenas 1 hora, entre 13h e 14h, o que tecnicamente é um volume alto para um período de tempo tão curto. É uma chuva assim, forte em pouco tempo, que normalmente causa alagamentos repentinos nos centros urbanos

Não choveu em toda a cidade, mas em alguns locais a chuva veio com vento forte. Foi o ocorreu no aeroporto internacional de Campo Grande. Pouco antes da das 13h local, uma rajada de vento alcançou 38 km/h, mas logo depois, às 14h09, a velocidade do vento chegou aos 56 km/h.

 

Raios

Em apenas 2 horas, entre 12h e 14h, foram detectados 267 raios sobre Campo Grande, pela medição da rede de monitoramento de descargas elétricas atmosféricas EarthNetwork-Climatempo. Deste total, 157 raios ocorreram apenas entre as nuvens e 110 raios atingiram o solo.

 

Queda da temperatura

A chuva forte fez a temperatura despencar em poucas horas. Às 10h local, a temperatura chegou aos 30°C no aeroporto e às 10h15 baixou para 29°C por causa do aumento da nebulosidade. Quando começou a chover na região do aeroporto, a temperatura estava em 29°C, mas às 12h44, já havia baixado para 25°C por causa da chuva e a temperatura às 14h09 era de apenas 22°C.

 

Calor e umidade alta

As nuvens que provocaram a chuva forte se formaram por causa do calor e da umidade do ar elevada. Até às 13h, o menor nível de umidade registrado pelo Instituto Nacional de Meteorologia era de 55%.

 

Veja a previsão para o Centro-Oeste para 5 dias

 

Mais chuva no fim de semana

O primeiro fim de semana do outono será abafado em Mato Grosso do Sul e também com pancadas de chuva e raios especialmente à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais do estado e a região de Campo Grande também pode voltar a ter fortes pancadas de chuva.

No domingo, o sul de Mato Grosso do Sul poderá ter chuva já pela manhã.

 

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

24°
min

35°
max

10mm / 90%

Goiânia - GO

23°
min

33°
max

15mm / 67%