Semana foi bem molhada no Ceará

25/03/2017 às 08:38
por Alexandre Nascimento

Oferecimento
Chuva beneficia as áreas que sofreram com a seca, mas ainda é pouco para encher reservatórios

Neste ano a chuva veio para o estado do Ceará. A Zona de Convergência Intertropical "desceu" em 2017 e voltou a favorecer a chuva no norte da região Nordeste. Isso ocorreu devido às condições favoráveis da temperatura da superfície do mar (TSM), que está mais fria no Atlântico tropical norte, em relação ao Atlântico tropical sul, como podemos ver na imagem abaixo. A ZCIT tende a se posicionar sobre águas mais quentes.

 

Ao longo desta semana choveu bastante no Norte do Brasil e nos Estados do Maranhão, Piauí, Ceará e até mesmo no Rio Grande do Norte. no Ceará a chuva impressionou. Segundo dados do CEMADEN, entre a manhã de terça-feira e o início da manhã deste sábado choveu quase 130 milímetros em Maracanaú. No município de Caucaia e em Fortaleza foram acumulados 113 milímetros no mesmo período. Veja o acumulado de mais municípios na tabela abaixo - Fonte: CEMADEN.

 

Podemos ver no mapa abaixo que choveu mais nos municípios que ficam no centro-norte cearense. No sul do estado também choveu, mas com menos intensidade. A chuva chegou com moderada a forte intensidade na região onde está o Castanhão, mas segundo dados do Porto Hidrológico do Ceará, o acumulado de água o reservatório ainda está em 5,83%, ou seja, ainda é muito baixo. Para reverter esse quadro deveria continuar choveu com essa mesma intensidade, mas de forma constante. E não é esse o caso para as próximas semanas. Vamos continua tendo chuva, mas sempre expectativa de chuva intensa e ininterrupta. 

CIDADES RELACIONADAS

Fortaleza - CE

24°
min

29°
max

30mm / 90%