Chuva aumenta no Nordeste

27/03/2017 às 16:39
por Josélia Pegorim

Oferecimento
BA pode ter chuva forte

A última semana de março será marcada por um grande aumento de instabilidade sobre o Nordeste do Brasil. O ar úmido e a chuva devem se espalhar até sobre as áreas secas do interior de Pernambuco, sobre Alagoas, Sergipe e sobre o norte da Bahia, regiões que ainda estão muito secas.

A imagem de satélite das 12h (15UTC ou 15Z) do dia 27 de março mostrava nuvens carregadas em vários locais no litoral norte do Nordeste, em algumas áreas do interior do Piauí e no oeste da Bahia representadas por manchas azuladas. Mas pouquíssima nebulosidade era observada sobre uma grande área do Nordeste abrangendo os estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e toda a porção norte e centro-leste da Bahia. Na foto colorizada, a falta de nebulosidade é representada pelo tom de  marrom.

 

 

 

Tromba d´água se formou no litoral do Maranhão

 

Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, vai fazer com que o ar úmido se espalhe sobre o Nordeste e as nuvens carregadas se formem também nas áreas que começaram a semana com sol forte e tempo seco.

Confira mais informações no vídeo

 

 

 

 

Para esta terça-feira, ainda não há expectativa de chuva na região entre o nordeste da Bahia, o leste de Pernambuco, mas a partir da quarta-feira, as áreas de instabilidade se formam também sobre esta parte do Nordeste.

A Bahia deve ser um dos estados mais privilegiados com a chuva desta última semana de março. Na capital, Salvador, a chuva pode voltar a cair forte no fim da semana. A chance de chover no interior do Recôncavo Baiano também aumenta a partir da quarta-feira.

 

 

 

Confira a previsão para o Nordeste para os próximos dias. Pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais esta semana.

O mapa mostra a estimativa da chuva para o Nordeste para o período de 5 dias, até 1 de abril.

 

CIDADES RELACIONADAS

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 90%