Instabilidade aumenta em MT, GO, e DF

27/03/2017 às 12:59
por Angela Ruiz

Atualizado 27/03/2017 às 15:11

Oferecimento
Chuva diminui em MS

Tempestade em Posse (GO)

 Um temporal ocorreu em Posse, no norte de Goiás, no começo da tarde desta segunda-feira, 27 de março. Em apenas 1 hora, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,2 mm de chuva, entre 12h e 13h (Brasília).

Posse é uma cidade próxima da divisa com o oeste da Bahia. Nos próximos dias, as condições para chuva aumentam na Bahia e no norte de Goiás e pode chover forte.

 

Instabilidade aumenta em MT, GO, e DF

A presença de dois sistemas de baixa pressão, o primeiro na altura da Bolívia e outro em alto mar na altura do Sudeste e ainda, a umidade que vem das áreas tropicais do país formam um corredor de umidade sobre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. Nestas áreas, pode chover com moderada a forte intensidade nos próximos cinco dias e acumular volumes entre 70 e 100 milímetros em diversas localidades destes estados.

 

 

Chuva diminui em MS

O primeiro fim de semana do Outono foi marcado por chuva forte no sul e leste do Mato Grosso do Sul. Basicamente, a chuva toda caiu na tarde e noite de domingo (26). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9hs de ontem (26) e 9hs desta segunda-feira (27), foram acumulados 77,4 milímetros em Ponta Porã, o maior volume de chuva no estado. No mesmo período, também foram registrados outros acumulados significativos:

Bataguassu: 49,8 mm

Cassilândia: 49,4mm

Três Lagoas: 47,4mm

Sete Quedas: 44,2mm

 

 

As áreas de instabilidade ainda são observadas no norte do Mato Grosso do Sul nesta tarde, mas não há risco de chuva volumosa. No centro-sul do estado a nebulosidade diminuiu bastante e as pancadas de chuva acontecem de forma isolada.

 

A partir desta terça-feira (28), a chuva diminui em praticamente quase todo o estado. Uma mudança nos padrões de circulação dos ventos e a influência do ar polar colaboram para a diminuição da umidade no sul de Mato Grosso do Sul. Não há expectativa de chuva, inclusive em Ponta Porã. As noites serão frescas com tardes menos quentes. As madrugadas ficam mais amenas e o amanhecer será com Clima típico de Outono.

  

Em Campo Grande, o calor e a alta umidade ainda favorecem as pancadas de chuva á tarde de forma isolada. Em Corumbá, por conta da presença de áreas de instabilidade pode chover já pela manhã.

 

I

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

24°
min

35°
max

10mm / 90%

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%