Abril começa com chuva forte no Nordeste

31/03/2017 às 15:15
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Salvador em alerta

O mês de abril vai começar com boas condições de chuva por grande parte do Nordeste. Nos últimos dias de março, o estado da Bahia foi o mais favorecido pela chuva que veio volumosa em muitas localidades. Em algumas cidades como Jequié, Bom Jesus da Lapa, Salvador, o excesso de chuva chegou a provocar alagamentos e deslizamentos. 


Dados atualizados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram volumes ainda acima dos 50 mm nas últimas 24 horas. Entre às 9 horas de quinta (30) e às 9 horas de sexta-feira (31) o acumulado chegou a 71,8 mm em Bom Jesus da Lapa, 60,7 mm em Carinhanha e 57,2 mm em Guanambi


Maior chuva do ano em Salvador 

Em Salvador, choveu 57,6 mm sendo o maior volume de chuva de 2017 no período de 24 horas registrado na estação convencional do INMET. O total acumulado de março está em 181 mm, ou 25% acima da média do mês que é de aproximadamente 145 mm.   

 

Neste fim de semana a capital baiana volta a ficar em alerta para o risco de chuva forte. As áreas de instabilidade se intensificam sobre o interior da Bahia, o litoral e Recôncavo Baiano, incluindo Salvador. Como a capital já recebeu bastante chuva nos últimos dias, o solo está úmido e há risco de novos deslizamentos de terra e alagamentos.

Chuva para todos 
Principalmente o interior da Bahia, o sul do Maranhão e do Piauí, ficam com o tempo mais carregado e ainda são esperados grandes volumes de chuva passando de 100 mm. Também há potencial para ocorrência de alagamentos. 

O Sertão do Nordeste também vai ficar instável com previsão de pancadas de chuva pelo menos até segunda-feira (3). Ocorrem aberturas de sol, mas a chance de chuva é alta pelo interior de Sergipe, de Alagoas, de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. A chuva pode ser forte pontualmente nessas áreas. 

 

Nas áreas litorâneas da Região, a instabilidade tende a se espalhar por toda a costa leste e costa norte. A chuva aumenta nos primeiros dias de abril no litoral, entre o sul da Bahia, Rio Grande do Norte e o litoral do Maranhão. Na costa leste, o maior risco de chuva forte é para Salvador e Natal. Na costa norte, todo o litoral pode ter chuva forte. 

 

O internauta Evandro Batista gravou a chuva forte na tarde do dia 30 de março em Bom Jesus da Lapa. A chuva durou parte da noite e trouxe alguns problemas para o bairro baixo na cidade. Veja: 


Você também pode gravar um vídeo da chuva no Nordeste e participar. É só mostrar a condição do tempo da sua cidade e enviar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. 

 

Veja também: 

Interior do Nordeste tem chuva forte nos próximos dias 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%

Salvador - BA

23°
min

29°
max

10mm / 67%