Ar seco no Sudeste

04/04/2017 às 12:02
por Angela Ruiz

Oferecimento
Frente fria traz chuva durante a semana

Uma massa de ar seco predomina sobre quase todo o Sudeste do Brasil. As pancadas de chuva de forma isolada ficam restritas ao oeste de São Paulo e ao norte de Minas Gerais. As demais áreas da região, inclusive as capitais terão uma terça-feira (4), de sol e calor no período da tarde.

 

 

De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, o dia começou frio em algumas cidades do Sudeste. Em Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira, o termômetro marcou nesta terça-feira (4), 8,2°C. Foi a menor temperatura do Brasil e da Região Sudeste. A capital Vitória amanheceu com temperatura de 19,6°C, mas com o sol brilhando forte ao longo de todo o dia a temperatura sobe no período da tarde. A máxima prevista é de 30°C, na capital capixaba. No Rio de Janeiro, o tempo firme e o sol do Outono vai levar muita gente para a praia com o calor da tarde. Máxima prevista é de 32°C.

 

 

O sol voltou aparecer forte em todo o litoral de São Paulo. Com a presença do ar seco também sobre a capital paulista a queda da umidade vai inibir a formação de nuvens de chuva. A temperatura sobe e a tarde será mais quente em Santos e na cidade de São Paulo, máxima prevista de 30°C nas duas cidades.

 

Umidade do ar

Com a presença do ar seco vale chamar a atenção para os níveis de umidade do ar que podem ficar novamente abaixo dos 30% em vários locais do interior do Sudeste. Na última segunda-feira (3), algumas cidades do interior paulista e de Minas Gerais registraram valores baixos: 24% Itapira (SP), 26% Casa Branca (SP), 28% Pradópolis (SP), Ituverava (SP), 23% Curvelo (MG), 28% em Dores do Indaiá (MG), e também em Belo Horizonte, na região da Pampulha.

 

Para os próximos dias, está previsto a passagem de uma frente fria ao largo do litoral entre São Paulo e Rio de Janeiro. Este sistema traz um pouco de chuva o que ajuda a aumentar a umidade e melhorar a qualidade do ar. Vale lembrar, que a frente fria não terá força para fechar o tempo e tampouco provocar queda acentuada de temperatura.  

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%