1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Chuva diminui em grande parte do NE
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Chuva diminui em grande parte do NE

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

2 min de leitura

Oferecido por

A maior parte do Nordeste do Brasil está sob o domínio de uma massa de ar seco e que inibe a formação de nuvens de chuva, principalmente no interior da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, sul e leste do Piauí, áreas de agreste e sertão. Nestas localidades, não há expectativa de chuva. O motivo para a diminuição da chuva é a aproximação e a intensificação da ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul sobre a região nordestina.

 

Como todo sistema de alta pressão atmosférica, a ASAS reduz a umidade no ar e consequentemente a nebulosidade e as condições para chuva

 

Na faixa leste nordestina, entre o sul da Bahia e o litoral do Ceará,  o sol aparece entre nuvens e as pancadas de chuva ocorrem de forma passageira e tem curta duração. 

 

 

Para os próximos dias, a previsão é de muito sol e calor em várias cidades do interior da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, sul e leste do Piauí, áreas de agreste e sertão. Temperaturas acima dos 34°C vão ser facilmente registradas.

 

ZCIT provoca chuva na costa norte 

Maranhão e a parte mais ao norte do Piauí ainda podem registrar chuva de moderada a forte intensidade nos próximos dias. As áreas de instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical ainda vão ajudar a formar nuvens carregadas sobre estas localidades. Não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos.

 

Veja também: ASAS ganha força no Brasil

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias