Chuva diminui em grande parte do NE

05/04/2017 às 17:25
por Angela Ruiz

Oferecimento
ZCIT leva chuva para costa norte do MA e PI

A maior parte do Nordeste do Brasil está sob o domínio de uma massa de ar seco e que inibe a formação de nuvens de chuva, principalmente no interior da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, sul e leste do Piauí, áreas de agreste e sertão. Nestas localidades, não há expectativa de chuva. O motivo para a diminuição da chuva é a aproximação e a intensificação da ASAS - Alta Subtropical do Atlântico Sul sobre a região nordestina.

 

Como todo sistema de alta pressão atmosférica, a ASAS reduz a umidade no ar e consequentemente a nebulosidade e as condições para chuva

 

Na faixa leste nordestina, entre o sul da Bahia e o litoral do Ceará,  o sol aparece entre nuvens e as pancadas de chuva ocorrem de forma passageira e tem curta duração. 

 

 

Para os próximos dias, a previsão é de muito sol e calor em várias cidades do interior da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, sul e leste do Piauí, áreas de agreste e sertão. Temperaturas acima dos 34°C vão ser facilmente registradas.

 

ZCIT provoca chuva na costa norte 

Maranhão e a parte mais ao norte do Piauí ainda podem registrar chuva de moderada a forte intensidade nos próximos dias. As áreas de instabilidade da ZCIT – Zona de Convergência Intertropical ainda vão ajudar a formar nuvens carregadas sobre estas localidades. Não dá para descartar o risco de chuva forte em alguns momentos.

 

Veja também: ASAS ganha força no Brasil