Chuva continua escassa em Goiás e no Distrito Federal

13/04/2017 às 21:23
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar polar se afasta de MS

O feriado da Páscoa começa com tempo seco em algumas áreas de Mato Grosso do Sul, mas volta a chover no fim de semana. Pouca chuva está prevista para Goiás e para o Distrito Federal nos próximos dias.

 

 

Último mês de chuva

Abril é o último mês em que ainda se pode esperar pancadas de chuva com certa regularidade na Região Centro-Oeste. Mesmo assim, em anos normais, a frequência da chuva já é bem menor do que março. A chuva de abril é a última antes de começar o longo período de estiagem do outono/inverno.

A chuva de abril de 2017 tem sido escassa sobre a maioria das áreas do Centro-Oeste. O mapa mostra o acumulado de chuva de 1 a 12 de abril de 2017. Só tem chovido com frequência sobre o norte de Mato Grosso, onde algumas áreas já acumularam mais de 100 mm de chuva em 13 dias. Alguns eventos de chuva forte já ocorreram em locais no oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas até agora choveu muito pouco sobre Goiás e sobre do Distrito Federal.

 

 

 

 

Em Goiânia e em Brasília também tem predominado os dias secos. Em 13 dias de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou aproximadamente 23 mm em Brasília, o que corresponde a cerca de 20% da média de chuva para o mês. A região de Goiânia recebeu quase 31 mm de chuva em 13 dias, apenas 25% da média para abril.

 

 

Previsão

A chuva vai continuar escassa sobre Goiás e sobre o Distrito Federal pelo menos nos próximos cinco dias. As poucas pancadas sobre Goiás vão beneficiar pequenas áreas especialmente o centro-sul do estado. Para o Distrito Federal, a previsão é que ocorra alguma chuva apenas em 2 dos próximos 5 dias.

O estado de Mato Grosso continua tendo pancadas de chuva regulares à tarde e à noite, mas com curta duração e em pequenas áreas. Porém, pode chover forte em alguns locais.

O mapa mostra a previsão de chuva para o Centro-Oeste para 5 dias

 

 

 

 

Acompanhe a mudança da nebulosidade pelas imagens de satélite

 

 

Chuva aumenta em MS

A passagem do ar frio de origem polar sobre o Mato Grosso do Sul reduziu a temperatura e a umidade no sul e no leste do estado. A temperatura na quinta-feira, 13, chegou aos 13,8°C em Amambai. O sol e o tempo seco predominam nestas áreas nesta sexta-feira, mas as outras áreas de Mato Grosso do Sul podem ter pancadas de chuva a partir da tarde. A partir do sábado, as condições para chuva aumentam. Pancadas de chuva com raios são previstas para tarde e noite do sábado e do domingo em praticamente todo o estado.

A população das áreas de fronteira com o Paraguai deve ficar atenta para fortes pancadas de chuva entre o domingo e a próxima terça-feira.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Goiânia - GO

21°
min

31°
max

20mm / 67%

Brasília - DF

19°
min

28°
max

15mm / 90%