Conheça deliciosas fazendas e fábricas de chocolate pelo Brasil

13/04/2017 às 16:51
por Redação

Atualizado 23/05/2017 às 17:14

Oferecimento
Inspire-se para sua próxima viagem

É fato que durante a Páscoa o amor pelo chocolate fica ainda maior. Mas também é verdade que um chocólatra autêntico vai querer experimentar esses roteiros em qualquer época do ano! O frio é mais convidativo, então você já pode se inspirar nesses passeios especiais e se programar.

 

Separamos 5 cidades pelo Brasil onde você vai poder conhecer incríveis fábricas e fazenda de chocolate. Confira!

 

Gramado (RS) 

Gramado, no alto da serra gaúcha, é uma das cidades mais frias do país. Tem paisagens belíssimas e é o principal destino para quem é apaixonado por chocolate. A cidade tem mais de 30 fábricas espalhadas e não vai faltar opção de passeio!

 

A tradicional Prawer é a primeira fábrica de chocolates caseiro do Brasil, ela existe há mais de 40 anos. Você vai poder fazer uma verdadeira viagem ao mundo do chocolate, conhecer a história do cacau, o trabalho dos artesãos e ainda o museu do chocolate. Depois de quase morrer com o cheirinho de chocolate, no final chega o grande momento da degustação. Gramado tem várias fábricas para você escolher.

 

Ilhéus (BA)

Ilhéus é um dos principais produtores de cacau do país. Mesmo sendo na Bahia, é possível o ar frio chegar até lá nos meses de junho e julho, e as temperaturas podem ficar mais amenas nesta época do ano. Ótimo então para visitar as grandes fazendas produtoras de cacau.

 

As visitas são guiadas e dá para conhecer todas as etapas para a fabricação do chocolate, desde a plantação até os processos após a colheita do fruto e a produção final. Dica: as fazendas mais procuradas pelos turistas são a Yrerê e a Primavera.

 

 

Campos do Jordão (SP)

Destino favorito dos paulistas nos meses de outono e inverno, Campos do Jordão também se destaca quando o assunto é chocolate.  

 

Na fábrica de Chocolate Araucária, por exemplo, é possível conhecer o processo de produção em um passeio gratuito. A fábrica conta com um espaço  envidraçado onde os visitantes conseguem acompanhar boa parte da produção. Sem falar nas várias lojinhas que vendem ótimos doces artesanais, fondues e chocolate quente, para aquecer as noites geladas da Serra da Mantiqueira.  

 

Itu (SP)

Itu, no interior de São Paulo, também não pode faltar na lista dos amantes do chocolate. A principal atração é a Fazenda do Chocolate, ou Fazenda da Serra, onde um tour guiado oferece até cavalgadas e trilhas. Como não pode faltar, a praça de alimentação do local possui várias opções de receitas com chocolate feito na propriedade.

 

É um passeio legal para a família toda, por isso escolha um dia bem aproveitável com sol e temperaturas agradáveis. Vai ser impossível resistir aos chocolates artesanais, aos doces caseiros, biscoitos e você vai voltar para casa cheio de presentinhos. 

 

 

Vila Velha (ES) 

Em Vila Velha, na região metropolitana de Vitória, está a fábrica da Garoto, uma das maiores produtoras de chocolate do Brasil. A história do seu surgimento é interessante. A fábrica começou suas atividades há 81 anos, com produção de balas que eram vendidas por meninos nos pontos de bondes. Por isso, o nome Garoto, que depois ficou famoso nos chocolates.

 

Lá é possível acompanhar toda a produção durante uma hora de visita gratuita. Só fique atento às exigências de trajes e acessórios permitidos para entrar na fábrica de chocolate.

 

Deu água na boca? Então agora é só escolher o roteiro e se deliciar com tanto chocolate!

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Vitória - ES

21°
min

31°
max

5mm / 90%