Climatempo

Climatempo Meteorologia

Obter
publicidade

Mato Grosso do Sul entra em alerta para temporais

19/04/2017 às 11:50
por Maria Clara Machado

Atualizado 19/04/2017 às 21:17

Oferecimento

Grandes áreas de instabilidade geradas por um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai já começam a mudar o tempo em Mato Grosso do Sul nesta quarta-feira (19). Todo o estado fica em alerta para temporais até a noite desta quinta-feira (20). A chuva tende a se intensificar e grandes volumes poderão ser acumulados, gerando transtornos para a população, como alagamentos e inundações.  

 

 

As imagens de satélite já mostram parte da instabilidade gerada pelo sistema de baixa pressão avançando em direção ao oeste e ao sul de Mato Grosso do Sul. As nuvens carregadas chegaram a capital, Campo Grande, onde choveu muito nesta quarta-feira. O volume de chuva foi muito elevado em poucas horas. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 96,2 mm de chuva em 6 horas, entre 14h50 e 20h50. Em Miranda choveu 37 mm entre 13h e 17h (horário de Brasília), pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. 

Acompanhe a previsão e as temperaturas para Campo Grande nos próximos dias. 

 

 

As imagens de satélite também mostram áreas de instabilidade que avançam da Bolívia para Mato Grosso, aumentando a chance de pancadas de chuva no oeste e sul do estado entre a tarde desta quarta e esta quinta-feira. Pode chover forte inclusive em Cuiabá.

 

Situação de perigo nesta quinta

"Além do sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai, existe um cavado nos níveis médios da atmosfera. A circulação dos ventos de ambos sistemas vai favorecer a formação de nuvens muito carregadas em Mato Grosso do Sul e por isso, a situação é de perigo ao longo desta quinta-feira", alerta a meteorologista Fabiana Weykamp. 

 

A situação é de alerta. O oeste e o sul de Mato Grosso do Sul já terão chuva desde cedo, com descargas elétricas, ventania e possibilidade de granizo. Essas áreas do estado deverão acumular os maiores volumes de chuva até o final do dia. Devido ao grande volume  de chuva, que pode chegar a 100 mm, há risco de alagamentos na região

 

Campo Grande e as outras áreas do estado também terão mudanças no tempo com a chegada da chuva forte durante o dia. O alerta de temporais permanece também para essas áreas.

 

Como fica o tempo no feriado

A partir de sexta-feira (21) a chuva tende a diminuir em Mato Grosso do Sul. A entrada de ar polar vai deixar as noites mais frias durante o fim de semana prolongado. 

 

Quer saber mais sobre o tempo no feriado de Tiradentes?

Confira a previsão completa para o Brasil com Paula Soares!

 

FASES DA LUA

  • Minguante
    19/04
  • Nova
    26/04
  • Crescente
    03/04
  • Cheia
    11/04

ESTAÇÕES DO ANO

  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12