Sul do BR vai esfriar no fim de semana prolongado

20/04/2017 às 16:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Nova massa de ar polar entra na Região

O feriado prolongado de 21 de abril começa com chuva no Sul do Brasil por causa da passagem de uma frente fria. Chuva e ar polar vão fazer a temperatura baixar. Curitiba pode ter recorde de frio

 

Feriado com chuva

Nuvens carregadas se espalham sobre o Sul do Brasil neste feriado de 21 de abril e provocam chuva generalizada. Estas nuvens estão associadas com uma frente fria e uma forte circulação de ventos ciclônica ( sentido horário) que se deslocam sobre a Região Sul. Há condições para chuva moderada a forte nos três estados, mas os maiores volumes devem ocorrer sobre o Paraná e sobre o Rio Grande do Sul. A maior parte da chuva deve ocorrer na madrugada e pela manhã. A tendência é de diminuição da chuva no decorrer da tarde.

 

No vídeo, você vai entender como estas nuvens carregadas passam sobre o Sul do Brasil.

 

 

 

 

O sol predomina no Sul no sábado e no domingo, mas acompanhe a previsão do tempo para os próximos dias, pois a chuva estará de volta já no começo da próxima semana.

 

 

 

 

Frio no fim de semana

Durante o sábado, as nuvens carregadas já estarão fora do Sul do Brasil. O ar frio de origem polar entra na Região com moderada intensidade e faz a temperatura baixar em todos estados. A parte central da massa de ar polar, que é a região mais fria, vai passar exatamente sobre o Sul do Brasil e por isso a queda da temperatura será acentuada. A sensação de frio será maior à noite e no começo da manhã, mas durante as tardes, mesmo com o sol, não vai fazer muito calor.

A passagem do ar polar vai deixar o tempo firme e frio, com o jeitinho do outono. Quem vai viajar deve ter atenção especial nas estradas. A temperatura baixa facilita a formação do nevoeiro que reduz a visibilidade.

 

Entenda como se forma o nevoeiro

 

Curitiba pode ter recorde de frio

Curitiba vai esfriar no feriado prolongado de 21 de abril e pode até registrar um novo recorde de frio. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Curitiba até o momento é de 12,4°C e ocorreu no dia 30 de março. Veja como vai ficar a temperatura em Curitiba nos próximos dias.

FASES DA LUA

  • Nova
    18/12
  • Crescente
    26/12
  • Cheia
    03/12
  • Minguante
    10/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06