Friagem à vista para o Norte do Brasil

24/04/2017 às 16:40
por Angela Ruiz

Atualizado 24/04/2017 às 16:42

Oferecimento
Queda brusca de temperatura acontece nos próximos dias

O calor associado à alta umidade favorece o crescimento de nuvens carregadas na região Norte do Brasil. Há possibilidade para ocorrência de temporais isolados em toda a Região Norte. No litoral do Amapá, a chuva é forte devido à influência das ZCIT – Zona de Convergência Intertropical.

 

De acordo com o Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, entre 15hs do dia 23 e 15hs do dia 24 de Abril, Obidos no Pará, foi à cidade que mais acumulou chuva na região Norte. Foram 54,7 milímetros. Em Soure, no mesmo período foram acumulados 44,2 milímetros.

 

Temporal em Belém

 

Muitas áreas de instabilidade estão se formando no Pará como mostras as imagens de satélite. Nesta segunda-feira (24), entre 14 e 15 horas, o Inmet registrou 39 milímetros em Belém. É bastante chuva para um período de 1 hora.

 

 

De acordo com os meteorologistas, pelo menos até quarta-feira, o tempo quente e úmido favorece a formação de muita instabilidade em todos os estados do Norte do Brasil, por isso, o céu fica sempre com muita nebulosidade. As nuvens não escondem totalmente o sol, mas as pancadas de chuva acontecem a qualquer hora do dia e em alguns momentos pode ser fortes e em outras localidades pode vir acompanhada de descargas elétricas.

 

 

Friagem à vista

 

Uma forte massa polar vai derrubar a temperatura em muitas áreas de todas as regiões do Brasil, ainda nesta semana. Os modelos matemáticos de previsão mostram que este sistema vai conseguir chegar ao Norte do Brasil e provocar o fenômeno conhecido como “friagem”.

 

O vento frio de origem polar será sentido no Acre, Rondônia e sul do Amazonas na quinta-feira e sexta-feira o que causa brusca queda de temperatura, nestas localidades.

 

Fique de olho na previsão para a Região Norte aqui

 

O que é friagem?

 

A friagem é a redução da temperatura por influência de ar polar e não somente de chuva. Este termo é usado para a queda da temperatura provocada por ar polar em áreas da Região Norte do Brasil como o Acre, Rondônia e Amazonas.

 

Em algumas situações especiais, a circulação dos ventos direciona o ar polar que avança sobre a América do Sul, vindo da Antártica, para o norte da Bolívia e para parte do Norte do Brasil. A friagem é justamente esta passagem de ar polar pelo Norte do Brasil, o que causa uma queda da temperatura mais acentuada e prolongada do que aquela provocada apenas por chuva.

 

A friagem pode ser diferentes intensidades. Friagens muito fortes podem fazer com que a temperatura no Acre baixe para valores até abaixo dos 10°C.​

 

Saiba mais: Vai começar a temporada de frio 2017

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

33°
max

20mm / 90%