Frente fria avança com muita chuva sobre a Região Sul

25/04/2017 às 12:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Forte queda da temperatura nos próximos dias

A aproximação de uma forte frente fria estimula a formação de grandes áreas de instabilidade sobre a Região Sul do Brasil. O Rio Grande do Sul já ficou chuvoso nesta terça-feira e a chuva se espalha no decorrer do dia sobre Santa Catarina e Paraná.

 

Muita chuva no Rio Grande do Sul

Choveu muito sobre o Rio Grande do Sul entre a manhã da segunda, 24, e a manhã desta terça-feira, 25 de abril. No período entre 9 horas dia 24 e 9h do dia 25, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou mais de 40 mm acumulados em vários locais. A quantidade de chuva registrada em São Luiz Gonzaga, Palmeira das Missões, Cruz Alta, Tupaciretã e Passo Fundo ficou entre os 10 maiores no Brasil neste período.

 

 

Risco de chuva forte em SC e no PR

A chuva persiste sobre o Rio Grande do Sul nesta terça-feira e durante a tarde e a noite as nuvens carregadas se espalham também sobre Santa Catarina e sobre o Paraná. Durante a tarde, a chuva pode ser forte no sul, na serra e no centro-oeste de catarinense e no sudoeste do Paraná. Nas outras áreas de Santa Catarina e do Paraná, o risco de chover forte é maior durante a noite.

 

Confira a previsão para  Região Sul para os próximos dias

 

Chuva e ar polar na quarta-feira

Na quarta-feira, a nova frente fria avança rápido sobre a Região Sul. A chuva vai parando sobre o Rio Grande do Sul, mas ainda cai forte em áreas de Santa Catarina e do Paraná. Neste dia, o vento frio de uma forte massa de ar polar também começa entrar sobre a Região Sul fazendo a temperatura baixar. A sensação de frio na tarde desta quarta-feira já será grande especialmente sobre o Rio Grande do Sul

 

Recorde de tarde mais fria do ano em Porto Alegre

A tarde do dia 24 de abril foi a mais fria do ano até agora em Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 20,8°C de temperatura máxima.

 

 

Frio intenso e novos recordes

Entre os dias 26 e 30 de abril, a temperatura cai muito em toda a Região Sul por causa da passagem de uma forte massa de ar frio de origem polar. Serão dos dias mais frios do ano até agora e as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba podem estabelecer novos recordes de frio para 2017. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura em Curitiba deste ano até agora foi 12,4°C, em 30 de março, em Florianópolis 13,9°C, em de 23 de abril e em Porto Alegre, o recorde atual de frio é 11,9°C em 13 de abril.

 

 

Geada

Os agricultores devem ficar atentos. O frio desta massa de ar polar é forte o suficiente para provocar geada nos três estados. Confira mais detalhes.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

22°
min

27°
max

10mm / 90%

Porto Alegre - RS

20°
min

30°
max

15mm / 67%