Novo recorde de frio no Rio de Janeiro

02/05/2017 às 11:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Áreas de instabilidade passam sobre o RJ

A cidade do Rio De Janeiro esfriou mais na madrugada desta terça-feira e teve novo recorde de frio para 2017. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura mínima de 15,2°C no Alto da Boa Vista, região elevada dentro da cidade do Rio, em média a 400 metros acima do nível do mar. O recorde anterior era de 16,0°C registrado ontem e também no dia 30 de março.

 

 

O ar polar que influencia o Sudeste do Brasil desde o fim da semana passada foi o principal motivo para o resfriamento acentuado na cidade do Rio na madrugada de hoje. Mas a pouca nebulosidade em parte da noite de ontem e de madrugada de hoje ajudou a esfriar o ar. A madrugada foi fria em todo o estado do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 8,2°C na região de Salinas, zona rural de Nova Friburgo, 14,3°C em Três Rios e em Rio Claro (Passa Três) e 16,9°C em Paraty.

 

Você sabe por que as noites com poucas nuvens são mais frias?

 

Áreas de instabilidade passam sobre o RJ

 O estado Rio de Janeiro passa esta terça-feira, 2 de maio, com grande quantidade de nuvens. Ao longo do dia há possibilidade de mormaço e algumas aparições do sol, mas este excesso de nuvens vai dificultar a elevação da temperatura. A tarde será amena. Apesar de toda a nebulosidade não há expectativa de chuva para a esta terça-feira.

 

 

 

 

Não é frente fria

A nebulosidade que passa sobre o estado do Rio de Janeiro está associada a áreas de instabilidade fracas que se formaram ontem sobre o norte da Argentina e sobre o Paraguai e avançaram em direção ao Sudeste do Brasil. Não é uma frente fria. A formação destas áreas de instabilidade está relacionada com uma queda da pressão atmosférica provocada pelo deslocamento de um cavado em níveis médios da atmosfera. Um cavado é uma região na atmosfera onde há uma tendência de diminuição da pressão do ar e os ventos fazem o movimento horário, mas não conseguem atingir a circulação completa, com giro de 360 graus.

 

Tempo seco

Não há previsão de nova frente fria e nem de grandes áreas de instabilidade sobre o Rio Janeiro que possam provocar chuva nos próximos dias. Pelos menos até a sexta-feira, o sol e o tempo seco vão predominar. Por causa da temperatura amena do amanhecer, pode haver a formação de névoa e de muitas nuvens, mas que diminuem ou se dissipam até o meio da manhã deixando o sol aparecer forte.

As condições para chuva devem voltar no primeiro fim de semana de maio.

 

Ar polar enfraquece

A sensação de frio no estado do Rio de Janeiro diminui gradualmente no decorrer da semana. O ar polar estará se afastando do Sudeste do Brasil nos próximos dias e vai chegar cada vez mais fraco ao Rio de Janeiro até o fim da semana. A tendência é de elevação da temperatura com aumento da sensação de calor à tarde, mas as noites seguem amenas.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - RR

23°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

15°
min

24°
max

5mm / 90%