Sábado de nevoeiro no centro-sul do Brasil

06/05/2017 às 11:20
por Bruno Maon

Atualizado 06/05/2017 às 11:23

Oferecimento
O dia começou com visibilidade restrita em vários aeroportos

A manhã deste sábado foi marcada pelo forte nevoeiro em várias cidades do RS, SC, PR, SP, MG e MS. A imagem abaixo mostra o satélite no canal visível às 8h da manhã (Horário de Brasília). As manchas em branco entre o norte e leste do RS, interior de SC, do PR, de SP, sul de MG e leste de MS mostram as áreas que amanheceram com nevoeiro. 


Imagem de satélite das 8h (Horário de Brasília) Fonte: RealEarth SSEC



O nevoeiro deste sábado foi provocado pela combinação do ar muito úmido devido as recentes chuvas que atingiram todas essas áreas durante a quinta e a sexta-feira e também pela queda de temperatura favorecida pela ausência de nuvens durante a última noite. Este tipo de nevoeiro é conhecido na meteorologia como nevoeiro de radiação, pois ocorre devido a perda radiativa (perda de calor) da superfície em noites de céu limpo. 

 

Alguns aeroportos chegaram a reportar visibilidade horizontal completamente restrita às 7h da manhã (Horário de Brasília), como Londrina e Maringá, no norte do Paraná. Em Bauru (SP) a visibilidade ficou reduzida a apenas 50 metros. São José do Rio Preto e Pelotas, com 400 metros. Em algumas áreas o nevoeiro foi tão intenso que ainda persiste até o início da tarde deste sábado, como é o caso de cidades próximas ao Rio Tietê no interior de SP e no leste de MS, o que deve manter a temperatura amena em boa parte do dia.

Nos próximos dias ainda permanecem as condições para a formação de nevoeiros no início e no fim do dia em todo o Sul e Sudeste do Brasil e também em MS. 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

8mm / 90%