Colheita do café pode ser interrompida

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

Áreas de instabilidade são observadas em grande parte da região central do Brasil.

 

 

Desde a madrugada desta terça-feira (16), há registro de chuvas em diversos municípios do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e do Mato Grosso do Sul o que mantem os solos com altos níveis de umidade, favorecendo o desenvolvimento das lavouras de 2ª safra, como o milho, que já apresenta estimativas de produção superiores a 68 milhões de toneladas.

 

Análise de umidade e temperatura. O que você precisa saber com antecedência.

 

Para o algodão, a chuva não será tão benéfica porque já existem muitas lavouras em estágio avançado de granação e, portanto, com os botões florais já abertos. A chuva poderá afetar a qualidade das plumas, bem como elevar os focos de doenças, acarretando o apodrecimento dos botões florais.

 

O tempo fechado e com chuva a qualquer hora do dia irá permanecer inalterado ao longo de toda a semana, já que na quinta-feira, dia 18, uma nova frente fria estará avançando pelo Sul do Brasil, provocando chuvas de moderada a forte intensidade sobre grande parte da região.

 

 

A influência do clima na sua safra

 

Aos poucos este sistema avança pela região Sudeste, onde irá provocar novas pancadas de chuva em grande parte das regiões produtoras do Sudeste e também do Centro-Oeste. As novas pancadas de chuva irão acarretar a paralisação momentânea dos trabalhos de colheita do café e da cana de açúcar. Não há risco para perdas nos índices de produtividade das culturas, mas poderão acarretar perdas no fator qualidade.

 

O tempo mais fechado e chuvoso mantém as temperaturas mais baixas em grande parte da região centro-sul. Após a passagem da frente fria, uma massa de ar polar estará avançando pelas regiões Sul e Sudeste, ocasionando o declínio acentuado das temperaturas, principalmente as mínimas, onde muitos municípios poderão registrar temperaturas próximas dos 5°C entre as madrugadas de domingo (21) e terça-feira (23). O risco para formações de geada ainda é baixo, mas não se pode descartar a possibilidade de um frio um pouco mais extremo em regiões de alta altitude, como regiões serranas.