Chuva para em São Paulo

21/05/2017 às 16:33
por Aline Tochio

Atualizado 22/05/2017 às 09:51

Oferecimento
Grande variação da temperatura nos próximos dias

As áreas de instabilidade que avançaram sobre São Paulo durante os últimos dias  provocaram bastante chuva neste domingo em muitas regiões, mas a tendência é que esta semana seja mais tranquila.

 

 

Semana começa úmida e fria

Todas essas instabilidades perdem força ao longo desta segunda-feira, conforme uma nova massa de ar seco de origem polar começa a entrar no estado. A chuva já diminui nesta segunda (22) em relação aos últimos dias, mas o tempo ainda fica bastante úmido.

 

A segunda-feira ainda começou com muitas nuvens sobre o estado, que funcionam como um cobertor, mantendo a temperatura amena durante a madrugada. No entanto, a tendência é que o tempo vá abrindo ao longo do dia. O sol deve aparecer um pouco até na Grande São Paulo. Além disso, teremos a entrada de ventos mais frios. Os dois fatores combinados vão favorecer o intenso declínio da temperatura. Assim, a noite desta segunda e a manhã de terça-feira (23) serão bem frias em todas as regiões.

 

 

 

Quanto choveu em São Paulo?

Entre 9 horas do dia 21 e 9 horas do dia 22 de maio, toda a cidade de São Paulo recebeu grandes volumes de chuva. A média normal de chuva para o mês de maio fica varia de 60 mm a 70 mm. 

Os volumes no mapa foram registrados pelo Centro de Gerenciamento da Emergências da prefeitura.

 

 

Temperaturas em elevação

Ao longo da terça-feira (23), esse ar polar enfraquece e uma circulação de ventos anticiclônica em níveis médios da atmosfera se estabelece. Essa circulação também é chamada de massa de ar seco, por trazer ar mais seco dos níveis médios da atmosfera para a superfície e dificultar a formação de nuvens carregadas. Assim, o tempo fica mais aberto a partir de terça-feira e o sol volta a aparecer com força. As temperaturas, tanto as mínimas quanto as máximas, ficam em elevação em todo o estado. Entre a quarta e a sexta-feira, vai dar até pra sentir calor, inclusive na Grande SP a na capital.

 

Nova frente fria no final de semana

Se as previsões se confirmarem, todo esse calor vai anteceder a chegada de uma nova frente fria, que vem com uma forte massa de ar polar. O tempo deve começar a mudar ao longo da sexta-feira (26) e uma nova queda de temperatura está sendo prevista para o próximo fim de semana, dias 27 e 28. 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

30°
max

0mm / 0%