Chuva aumenta no Sul do Brasil

22/05/2017 às 17:01
por Maria Clara Machado

Atualizado 23/05/2017 às 11:24

Oferecimento
Tempo muda e há risco de temporais

O tempo já começou a mudar no Sul do Brasil com o avanço de novas áreas de instabilidade vindas do Paraguai e do norte da Argentina. Localidades do oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como Uruguaiana, São Luiz Gonzaga, Santa Rosa, Chapecó, Xanxerê, Dionísio Cerqueira, já tinham chuva pela manhã. 

 

Sul em alerta 

A tendência é da evolução dessas instabilidades com risco de temporais ao longo desta terça-feira (23). Especialmente no oeste da Região, há previsão de mais pancadas de chuva com raios acompanhadas de rajadas de vento que podem variar entre 60 a 80 km/h. 

O tempo ainda não muda na Grande Curitiba, que tem sol nesta terça-feira.Porto Alegre e Florianópolis voltam a ter pancadas de chuva à noite. 

 

Semana vai seguir com temporais 

A semana vai continuar bastante instável com previsão de mais chuva. O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná permanecem com previsão de fortes pancadas de chuva na quarta-feira (24) e toda a instabilidade ainda será reforçada com uma nova frente fria na quinta-feira (25). 

 

"Muitas áreas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já estão com chuva acima da média neste mês de maio e essa semana será novamente de alerta para as áreas gaúchas e o oeste catarinense. Essas áreas vão receber a maior quantidade de chuva da Região", afirma a meteorologista Josélia Pegorim.

 

Os temporais vão acumular grandes volumes e há risco de alagamentos e transbordamento de rios, por isso a população precisar seguir atenta. Os volumes passam dos 100 mm e poderão atingir 150 mm no interior gaúcho e no oeste catarinense até o próximo sábado (27). 

 

"Será essa nova frente fria, prevista para a quinta-feira, que irá trazer ar polar intenso para os últimos dias de maio", acrescenta Pegorim. 

Frio intenso à vista! 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

20mm / 90%

Porto Alegre - RS

21°
min

26°
max

45mm / 90%