Chuva forte avança para Recife

23/05/2017 às 21:14
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de chuva forte de SE a PB

Depois de Maceió e de Aracaju, Recife deve ser a próxima capital do Nordeste a ter problemas com a chuva forte esta semana.

 

 

Risco de chuva forte em Recife

As nuvens carregadas que se espalharam sobre Sergipe e sobre Alagoas na terça-feira, 23, tendem a avançar para o leste de Pernambuco nesta quarta-feira atingindo também o Grande Recife. A previsão é de um dia com chuva frequente e que pode cair com moderada forte intensidade em algumas horas. Há potencial para alguns alagamentos em Recife e em outros municípios do Grande Recife.

A capital de Pernambuco teve chuva em todos os 11 primeiros dias de maio. A chuva deu uma trégua de 7 dias e retornou a partir do dia 19. Até a manhã do dia 23 de maio, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, só havia chovido cerca de 50% da média de chuva normal para maio, que é um mês tradicionalmente de muita chuva no leste do Pernambuco. Dias com muita chuva são comuns nesta época. O total acumulado em 23 dias foi de aproximadamente 165 mm.

 

 

 

 

Chuva aumenta no leste do Nordeste

Uma forte infiltração de ar marítimo ocorre nos próximos dias no leste do Nordeste. As condições para chuva aumentam do norte da Bahia até o Rio Grande do Norte.

 

 

 

 

Acompanhe a previsão para a Região Nordeste

 

Muita chuva em Sergipe

Nesta quarta-feira, a chuva enfraquece sobre Sergipe, mas ainda cai em muitas áreas do estado, até com moderada intensidade. A chuva não deve será tão constante como nesta terça-feira e já será intercalada com períodos com sol.

Choveu muito sobre Sergipe nesta terça-feira, 23. Entre 18h do dia 22 e 18h da terça-feira, 23, choveu aproximadamente 121,2 mm sobre a Aracaju, a capital do estado, pela medição automática do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Itabaiana choveu 95,8 mm no mesmo período e em Poço Verde, 76,8 mm.

Leia mais sobre a chuva em Sergipe

 

Tarde mais fria do ano em Aracaju

Por causa do tempo chuvoso, a temperatura ficou baixa em Aracaju. A tarde de 23 de maio foi a mais fria do ano até agora, com máxima de 27,6°C. Mas esta temperatura ocorreu na noite do dia 22, entre 21 horas e meia-noite. Depois a temperatura baixou rapidamente por causa da chuva constante. Entre 3 horas da madrugada e 15 horas, o termômetro não passou de 25°C.

 

Mais chuva em Alagoas

Nuvens carregadas se espalharam novamente sobre Alagoas e voltou a chover na tarde desta terça-feira em várias áreas do estado, mas fraca a moderada intensidade. Porém, a previsão é que a chuva se intensifique nesta quarta-feira sobre o litoral do estado. A região de Maceió volta a ter muita chuva no decorrer do dia. Pode chover forte também em outros locais do litoral alagoano.

Maceió, capital de Alagoas, teve muita chuva nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 157,8 mm acumulados de 9 horas do dia 20 e 9 horas até 23 de maio. O total de chuva desde o início do mês já soma quase 325 mm. Em 23 dias já choveu cerca de 85% da média para maio que é de aproximadamente 380 mm.

 

Litoral da Paraíba

O litoral da Paraíba já teve vários eventos de chuva forte neste mês de maio. Em João Pessoa, a capital do estado, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou 284 mm de chuva até 9h do dia 23 de maio. Este volume corresponde a quase toda a média de chuva normal para o mês que é de aproximadamente 307 mm.

As condições para chuva vão aumentar também sobre a Paraíba nos próximos dias e a Grande João Pessoa poderá ter chuva forte até o fim da semana.

 

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%

Recife - PE

25°
min

31°
max

10mm / 83%