Chuva de maio atrasa início da estiagem em MT

26/05/2017 às 17:01
por Angela Ruiz

Oferecimento
Temporada de queimadas está só começando

Uma grande e forte massa de ar quente e seco se intensificou nos últimos dias sobre interior do Brasil. A atuação prolongada deste sistema reduz a umidade e o alerta neste último fim de semana de maio é para baixa umidade relativa do ar com índices perto ou abaixo de 30% em áreas do Centro-Oeste, Sudeste, sobre a maior parte do interior do Nordeste e também o Tocantins.

 

Queimadas

O mês de maio marca o início do período de estiagem especialmente no Centro-Oeste, Sudeste, Tocantins e Bahia. Com isso, começa a ganhar destaque novamente a preocupação com o aumento do número de focos de incêndio.  

 

A chuva atípica de maio, especialmente da segunda quinzena de maio, que está chegando ao fim colaborou para amenizar o início do período de estiagem sobre o Sudeste e Centro-Oeste do país. No período de 01 a 25/05 de 2017, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Programa de Queimadas - Monitoramento de Satélites,  mostra que o Mato Grosso é o primeiro neste mês de maio no ranking de focos de queimadas no Brasil. Ao todo, são 676 focos registrados. Porém, durante maio de 2016, o número de focos registrados foi maior, com um total de 1083. O satélite de referência de dados é o AQUA_M-T, informa o INPE.

 

Em Tocantins, o número de focos de queimadas também está menor neste mês de maio de 2017 se comparado a maio do ano passado. De 01 a 25/05, já foram registrados 539 focos de queimada, contra 777 focos, referente a maio de 2016. Tocantins, é o segundo no ranking dos estados brasileiros, com o maior número de focos de fogo no país, desde 01 de Janeiro 2017. São 887 focos. O primeiro é Mato Grosso com 2926 focos, desde o início deste ano.

    

O período de estiagem só está começando. Em todo o Brasil já existe atualmente mais de 9.741 mil focos de queimadas registrados somente no período entre 01 de janeiro e 25 de maio. Junho e Julho são meses onde o número de focos aumenta chegando ao ápice entre agosto e setembro.